2017 começa com vacinação contra HPV em Maricá


A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde iniciará no dia 2 de janeiro a vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV) quadrivalente. A ação tem como público alvo meninos de 12 e 13 anos. Também será introduzida a vacina Meningocócica C para meninos e meninas de 12 e 13 anos. A imunização fará parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e estará disponível o ano todo.

O objetivo da vacinação contra o HPV para a população do sexo masculino é prevenir o câncer de pênis e as verrugas genitais. “Os homens são os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras. Se vacinados enquanto adolescentes, levará à redução da incidência do câncer de colo de útero e de vulva nas mulheres, prevenindo também casos de câncer de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais em ambos os sexos”, explica Núbia Brum, coordenadora do programa municipal de Imunização.

Vale lembrar que a vacina HPV quadrivalente já está disponível nos postos para as meninas de 9 a 14 anos e é administrada em duas doses, com intervalo de 6 meses entre elas. A outra vacina (Meningocócica C) será introduzida para meninos e meninas de 12 e 13 anos. Antes, era destinada apenas para crianças menores de 5 anos. “A vacinação dos adolescentes proporcionará proteção direta impedindo o risco da doença para esses grupos, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período, garantindo assim, a proteção de significativa proporção desses adolescentes vacinados até a fase adulta, com diminuição das taxas de incidência das doenças em condições endêmicas”, destaca a coordenadora.

A vacinação para estes públicos alvos acontecerá em todas as unidades de saúde, exceto PSF Santa Paula. Estas e as demais vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis nos Unidades de Saúde da Família de Bairro da Amizade, Barra, Guaratiba, Bambuí, Marinelândia, Ubatiba, Espraiado, Retiro, Ponta Grossa, São José 1, Chácara de Inoã, Inoã 1, Jardim Atlântico, Santa Rita, Recanto e nos postos de saúde de Inoã, São José, Itaipuaçu, Ponta Negra e Central, das 8h às 16h30. A intenção é vacinar 4.382 adolescentes de 12 e 13 anos em 2017. Núbia chama a atenção para o fato de que no próximo ano apenas meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos serão vacinados contra a HPV e somente meninos e meninas de 12 e 13 anos serão vacinados contra a Meningocócica C. “Adolescentes fora dessa idade não poderão receber a vacina”, finalizou Núbia, que convida os pais e os responsáveis a acompanharem seus filhos às unidades de saúde, para que sejam vacinados. Para participar é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

error: Conteúdo protegido!