Ação conjunta remove construções irregulares no Parque Nanci

​​DSC_0088-696x462

Uma ação conjunta das secretarias de Urbanismo, Obras, Segurança Pública e Trânsito e Planejamento, Orçamento e Gestão retirou nesta segunda-feira (10/07) construções irregulares erguidas em um trecho de rua do Parque Nanci, às margens da lagoa. A equipe chegou ao local a partir de denúncias repassadas à Prefeitura e utilizou uma retroescavadeira para desenterrar alicerces e fundações e também demolir paredes erguidas em um dos terrenos, que ficam dentro da faixa de área pública. Esta é parte de uma série de ações que serão conduzidas pela nova comissão de fiscalização contra obras irregulares. Toda a ação foi acompanhada pelo Grupo de Operações Táticas da Guarda Municipal, além de dez funcionários da área de Obras e de uma equipe da Polícia Militar. “Essa é a primeira ação desde que passamos a assumir esse trabalho. Através das denúncias, com a fiscalização e a procuradoria liberando, posteriormente, acontece a demolição”, destacou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Celso de Almeida Netto.

Nenhum dos imóveis alvo da fiscalização tinha cadastro na Prefeitura. Além daqueles demolidos, foram emitidas notificações para algumas residências que apresentavam irregularidades. Construções novas não serão permitidas nos locais e os donos dos imóveis mais antigos serão chamados para que seja feito um cadastramento pela Secretaria de Habitação. A Prefeitura recomenda que antes de comprar imóveis na cidade as pessoas consultem a administração municipal para saber a situação do terreno.

“Essas construções estavam desvalorizando o nosso bairro e estragando a área verde que ainda temos. A maioria não é de moradores daqui, são casas para revenda. Com essa ação ficará bem melhor”, relatou um morador, que pediu para não ser identificado.

A operação também identificou crimes ambientais como queimada irregular de vegetação, desmatamento, lançamento de esgoto na lagoa (a norma municipal determina que em locais sem rede de coleta de esgotos, todas as casas tenham o sistema de fossa, filtro e sumidouro, perfeitamente adequado a essa situação), dentre outros. Quem quiser denunciar uma obra ilegal pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal. Os telefones de contato são (21) 3731-1467 e (21) 96675-3078 (Whatsapp). O atendimento da Ouvidoria acontece de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

error: Conteúdo protegido!