Na Itália, Prefeito discute parceria entre Udinese e Maricá Futebol Clube


O prefeito de Maricá Fabiano Horta e o ex-prefeito Washington Quaquá estiveram na última quinta-feira, 15, em Údine, na Itália, reunidos com os diretores administrativo e de futebol do clube Udinese discutindo parcerias entre Maricá e o clube Italiano.

O Udinese onde jogaram craques brasileiros como Zico, Edinho e Amoroso hoje possui cinco jogadores brasileiros em seu elenco.

O objetivo desta viagem privada do prefeito e do ex prefeito é firmar parcerias para que Maricá seja um importante centro de formação de atletas de futebol do Brasil.

Maricá volta a ter clube profissional, que seleciona atletas para Série B2

Sem representatividade no futebol estadual desde 2005 – quando o Taquaral disputou a Copa Rio – a cidade de Maricá voltará a ter um clube local disputando competição oficial promovida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Utilizando o registro do Rio de Janeiro – agremiação de Magé filiada à entidade -, o Maricá Futebol Clube estará em campo na Série B2 do Campeonato Carioca, nova nomenclatura da Terceira Divisão Estadual.

A parceria segue os mesmos moldes de outras que foram firmadas recentemente no futebol do Rio de Janeiro. O caso mais emblemático e de sucesso foi a aliança Campos/Carapebus, que chegou à Série A. Um exemplo recente que segue em atividade é o Arraial do Cabo/Araruama, que pelo segundo ano consecutivo estará na Terceirona do Carioca. Outras parcerias no mesmo estilo já foram encerradas, como Santa Cruz/Belford Roxo.

À frente do projeto do Maricá FC estará Douglas Almeida, que exercerá a função de gestor de futebol. Ele cumpriu papel idêntico no Araruama, em 2016, quando nasceu a aliança com o Arraial do Cabo. A ideia, segundo Almeida, é seguir os passos do Gonçalense, que assumiu os registros do Tanguá, em 2014, e oficializou a mudança de nome na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e FERJ.

– Estamos caminhando nesse sentido, agilizando todo esse trâmite, para que possamos efetivamente mudar o registro do clube. Este ano ainda vamos estar atuando em parceria com o Rio de Janeiro, enquanto damos andamento no processo.

Presidente do Rio de Janeiro, Ênio Farias confirmou a parceria com o Maricá, indicando que as negociações para o clube mudar definitivamente de nome estão adiantadas, mas não concretizadas.

– É verdade, está bem encaminhado sim. Vamos jogar esse ano como Rio de Janeiro/Maricá e os jogos serão, inicialmente, em Maricá. Estamos negociando (a venda do CNPJ), está bem encaminhada. Se chegarmos a um bom termo, eles poderão fazer essa mudança definitiva. O que está certo é que esse ano vamos jogar como Rio de Janeiro/Maricá.

Treinador encaminhado e peneiras abertas

Confirmado na Série B2, o Maricá estreia em 14 de maio, contra o Angra dos Reis. Segundo o gestor de futebol Douglas Almeida, o acordo com o primeiro treinador da história do clube está próximo, restando apenas pequenos detalhes. A tendência é que o acerto seja anunciado nos próximos dias.

Enquanto caminha para a definição da comissão técnica, o Maricá corre atrás da matéria-prima principal: os jogadores. Nesta semana o clube deu início às avaliações para os elencos sub-20 e profissional. Na base, a peneira acontece nesta sexta (17), às 13h, no campo do Esporte Clube Maricá. No sábado, a seleção será para o time principal, com início às 7h30, no mesmo local.

Para participar, é necessário comparecer diretamente ao Esporte Clube Maricá, portando atestado médico, identidade e uniforme completo (short preto e camisa branca). A secretaria de esportes do município de Maricá está auxiliando o clube na logística das avaliações.

– O projeto é embrionário, assim como peguei no Araruama. Comecei do zero, praticamente, e o que mais me satisfaz é eu ser escolhido para pegar esse novo projeto com confiabilidade – disse Douglas Almeida.

O Maricá está no Grupo A da Terceirona, junto de Angra dos Reis, Duquecaxiense, Futuro Bem Próximo, Rio São Paulo, Juventus e Ceres. A bola rola a partir de 14 de maio.

error: Conteúdo protegido!