UPA de Inoã e Posto de Saúde Central comemoram a semana da enfermagem

c1607452-57bc-4396-b0ae-1e80470d0b02

Em comemoração à Semana Nacional de Enfermagem, o Posto de Saúde Central e a Unidade de Pronto Atendimento  (UPA) de Inoã realizaram várias atividades para a população nesta quinta-feira (18/07). A ação, da Secretaria de Saúde, idealizada pela enfermeira Fernanda Nanci, coordenadora técnica do posto e pelo coordenador administrativo, Ancelmo Cardoso, ofereceu serviços como coleta de preventivo, verificação de pressão arterial e glicose, distribuição de informativos sobre Tuberculose, HIV/AIDS, Saúde do Trabalhador e Tabagismo. “Queremos que todas as pessoas tenham acesso e conheçam os serviços oferecidos pelo nosso posto. Hoje é dia de homenagear e destacar o trabalho dos nossos profissionais, que acompanham e observam os pacientes no processo de restabelecimento da saúde, na educação e na prevenção de doenças”, ressaltou a enfermeira.

Segundo Fernanda, a data marca o nascimento de uma pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. “A Semana Nacional de Enfermagem começou no dia 12 de maio, como tivemos que intensificar nossas ações no combate à Febre Amarela, só conseguimos encontrar agora um tempinho para festejar”, contou Fernanda. Para a aposentada Maria Aparecida, de 63 anos, a celebração é justa e acaba beneficiando os pacientes. “O pessoal da área de Saúde trabalha muito, eles merecem esse reconhecimento. Quem acaba ganhando somos nós, eu já verifiquei minha glicose e minha pressão”, disse Aparecida. Seu marido, Claudio Peixoto, de 62 anos, também aprovou a ideia. “Isso é muito bom. Viemos no posto resolver um problema e acabamos checando outras coisas”.

Satisfeita com a facilidade no acesso à informações sobre as doenças transmitidas pelo aedes aegypti, a dona de casa Aidê do Amparo, de 55 anos, elogiou o evento. “Essas coisas deveriam acontecer sempre, eles estão de parabéns. É muito bom ter alguém para nos ensinar e esclarecer nossas dúvidas”, disse. A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

No fim da tarde, a festividade foi encerrada com uma cerimônia que contou com a participação da primeira-dama Rosana Horta, da secretária de Saúde Simone Costa, da subsecretária Simone Ieso, da coordenadora em Atenção Básica em Saúde, Jussara Quintes, e da coordenadora do Posto Central, Fernanda Nanci, além de convidados de outros setores. “A Enfermagem é o primeiro e o contato mais constante do paciente com o seu tratamento. Dentro de nossa rede de unidades de saúde, o Posto Central é como se fosse a casa mãe, atuando em muitos setores, com equipe dedicada e disciplinada. A festa hoje é para eles, nossos técnicos, que vestem o jaleco para trabalhar para o povo e pelo povo”, disse a secretária Simone Costa.

A primeira dama Rosana Horta parabenizou os profissionais de Saúde e declarou que Maricá é um município que recebe a todos de braços abertos. “Acredito que estamos avançando na Saúde Pública, tanto em serviços quanto em humanização. A cada mês temos progressos nos mais diversos setores. A vacinação contra Febre Amarela atingiu as metas e contra a Influenza está batendo recordes”, disse. “Ontem (quarta-feira) mesmo vi mães amamentando seus filhos aqui, uma coisa linda. Acho que a população está percebendo novos investimentos e interagindo mais com o governo municipal para a solução de suas demandas”, concluiu.

Foi servido coquetel e um bolo decorado com as cores verde e branco, símbolos da Enfermagem. Foram entregues kits de lembrança aos profissionais de Saúde. A técnica em Enfermagem Maria de Fátima Barbosa, 58 anos, 23 de profissão, casada, dois filhos, moradora em Itapeba, disse ser uma honra servir ao próximo. Zeli da Rocha Pereira, 49, oito anos como Técnica em Enfermagem, afirmou que é muito bom trabalhar no que se gosta. “Nossa profissão ensina a ver e servir o outro com amor”, completou.

COMEMORAÇÃO DA UPA DE INOÃ

A UPA de Inoã também comemorou nesta quinta-feira dia 18, a semana da enfermagem, que acontece do dia 12 ao dia 20 de maio. A comemoração foi no Rotary Clube e homenageou os enfermeiros e técnicos de enfermagem.

As coordenadoras Syllvania Ramos e Gabrieli Hartuiq deram brindes aos funcionários e sortearam presentes doados pelos comerciantes de Maricá.

“- Essa valorização e esse reconhecimento é muito importante para cada funcionário que exerce sua profissão com amor, respeito e ética. A enfermagem promove, restabelece e mantém a saúde das pessoas e isso precisa ser valorizado sempre.” Disse a coordenação da enfermagem.

A Secretária de Saúde, Simone Costa e da coordenadora administrativa da UPA Ana Paula também estiveram presentes.

O evento da UPA de Inoã contou com o apoio da Eletricmar, Sacolão do Monteiro, Salão Fernanda Bittencourt, NovoLare, O Boticário, Pop Bag, Maria Flor Bolsas e Acessórios, Padaria Fruta Pão, Pão e Cia, Venturi Festas, Intimidade Carioca Lingerie, San Gale, Papelaria do Luis Paulo e dos Vereadores Rony Peterson, Marcinho e Frank, além dos Secretários Adelso e Castor.

 

error: Conteúdo protegido!