Vazamento de gás causa incêndio em casa no Boqueirão

IMG_9582 (800x533)

Equipes do Corpo de Bombeiros do Destacamento de Maricá foram chamados na noite desta quinta-feira, 13, para um incêndio em uma casa na Avenida Prefeito Ivan Mundin, antiga Estrada Boqueirão.

Chegando ao local, os Bombeiros encontraram um botijão de gás já no lado de fora da casa. O proprietário informou aos Bombeiros que um vazamento de gás provocou uma explosão no interior da residência e que o fogo já havia sido controlado pelos moradores com o auxílio de baldes d’água e extintores de incêndio.

O vazamento de gás, seguido de um curto circuito, podem ter provocado o incêndio.

Ninguém ficou ferido.

Cuidados com gás de cozinha
Segundo o Corpo de Bombeiros a maior causa de chamado acontece na hora da troca do botijão. Ele ensina a forma segura de trocar: “Vai colocar o registro e, às vezes, sai uma faísca, uma zoadinha, mas é o gás se acomodando. Para ver se está vazando, você pode usar um produto que existe no comércio, um detector de gás, uma espuma química. Ou pegar uma coisa bem simples, que é o detergente. Com a esponja, você passa no bico do botijão e ver. Se fizer bolinha, é porque está vazando. Nunca teste com fogo”, alerta um Bombeiro.

Outra orientação do Corpo de Bombeiros é se detectado um vazamento, não acenda as luzes de casa. “Como o gás se concentra no ambiente, é indicado abrir janelas, portas, para que a ventilação tire o gás. E não acender nem apagar luzes, porque, com isso, a gente provoca uma faísca e pode causar uma explosão”, afirmou um Bombeiro.

Confira outras dicas dos Bombeiros sobre a segurança dos botijões

» Nunca deite os botijões com a intenção de aproveitar o gás;

» Não coloque panos de prato ou objetos que possam pegar fogo próximo ao fogão;

» Primeiro acenda o fósforo para depois girar o botão do queimador;

» Mantenha sempre o cabo da panela direcionado para o lado de dentro do fogão para evitar acidentes;

» Mantenha sempre a torneirinha da mangueira do botijão fechada quando sair de casa.

IMG_9584 (800x533)

error: Conteúdo protegido!