Volta dos ‘Vermelhinhos’ é debatida na sessão da Câmara de Maricá; Veja o vídeo


Com o plenário cheio, os vereadores de Maricá voltaram a discutir a importância do transporte público gratuito no município. Os vereadores Rony Peterson (PR) e Fabrício Bitencourt (PTB) defenderam a Empresa Pública de Transportes (EPT) a apresentaram alguns números da empresa. Funcionários da empresa acompanharam as discussões.

Durante seu período de funcionamento a empresa transportou cerca de três milhões de pessoas. Rony Peterson pediu mais unidade dos parlamentares para lutar pelo retorno do dos “Vermelhinhos”, como são conhecidos os ônibus gratuitos. “Todos os vereadores dessa Casa vão participar do retorno do Vermelhinho. Temos rotas alternativas que podem complementar o transporte na cidade” disse o vereador, Rony Peterson.

Já o líder do governo, Fabricio Bittencourt, explicou que a empresa não está totalmente inativa. Ele afirmou que diversos funcionários concursados estão cedidos para as secretarias de Educação e Saúde. Já os poucos funcionários de cargos comissionados estão responsáveis por serviços administrativos.

“São mínimos os cargos comissionados e estes estão fazendo serviços administrativos. Os servidores efetivos estão cedidos para outras secretarias. Atualmente são 23 ônibus na frota e um reboque. Desses, 11 estão cedidos para a educação, além de 15 motoristas, todos concursados. Temos oito motoristas na Secretaria de Saúde”, acrescentou Fabricio Bittencourt.

As repostas na sessão desta segunda-feira (20/03) foram motivadas pelos questionamentos levantados pelo vereador Felipe Poubel (DEM) na última sessão da Casa. Poubel apresentou preocupação com suposto mau uso de dinheiro público pela EPT já que o transporte gratuito não está em funcionamento nas linhas da cidade. “Os vereadores estão do lado do povo. Nós queremos lutar pelo Vermelhinho. Não somos contra o Vermelhinho”, afirmou.

Guarda Vidas do Grupamento Marítimo (Gmar) de Itaipu

Cerca de 20 guarda vidas do Corpo de Bombeiros do 4ª Grupamento Marítimo (Gmar) assistiram à sessão. Os vereadores elogiaram atuação dos profissionais e apresentaram as dificuldades enfrentadas pela categoria. Eles reivindicaram também a gratificação onde serão beneficiados os Policiais Militares, Policiais Civis e Bombeiros do Destacamento de Maricá

A necessidade de uma nova base de atendimento dos bombeiros e do Samu em Itaipuaçu também foram destacados pelos parlamentares.

O presidente da Casa, Aldair de Linda (PT), lembrou que fez um pedido formal ao Governo do Estado para a liberação de duas ambulâncias utilizada nas Olimpíadas do Rio para atender o Samu na cidade.

“Na semana passada, em reunião com prefeitos, o Sebrae e membros do governo, em Niterói, aproveitei para reafirmar meu pedido. Não sei por que todos os municípios da região receberam as ambulâncias e, para Maricá, o governador não enviou nenhuma unidade. Itaipuaçu necessita de uma unidade para facilitar o atendimento e as ambulâncias já ajudariam”, disse Aldair.

O vereador Ricardinho Netuno (PEN) também informou que já solicitou bases e postos para a categoria. “Já solicitei postos e guaritas cobertas onde eles possam se abrigar. Temos que caminhar para isso. A praia é nosso maior ponto turístico e esses profissionais precisam de atenção”, afirmou.

Educação

A liberação de recursos através do Ministério da Educação para 40 escolas do município foram anunciadas no plenário. Os valores somam cerca de R$ 2 milhões em verbas.

Projeto de lei de autoria do vereador Ricardinho Netuno foi apresentado também durante a sessão legislativa. O PL deverá ser votado nas próximas sessões. A proposta prevê a inclusão da disciplina de noções básicas de Direito na grade curricular das redes municipal e privada de ensino.

Indicações Legislativas

Das 40 indicações parlamentares, a grande maioria, solicitou asfaltamento, iluminação pública e urbanização de vias na cidade. A disponibilização de transporte para a Escola Municipal Professor Oswaldo Lima Rodrigues, que fica na Estrada dos Cajueiros, em Itaipuaçu, também esteve entre os pedidos dos vereadores.

Moções

Os vereadores aprovaram moções de aplausos ao Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, e à enfermeira Suelen Vieira Batalha, pelos excelentes serviços prestados ao município.

Veja abaixo a íntegra da Sessão – com EXCLUSIVIDADE – aqui no Lei Seca Maricá

error: Conteúdo protegido!