8ª Copa de Karatê reúne competidores em Maricá


(Foto :: Clarildo Menezes)
(Foto :: Clarildo Menezes)

Atletas de vários estados disputaram neste final de semana, a 8ª Copa Maricá de Karatê. A competição misturou no tatame promessas com grandes nomes da modalidade.

As disputas aconteceram na quadra de esportes do colégio Joana Benedicta Rangel que recebeu um tatame para a competição. Cento e vinte caratecas do Rio de Janeiro e de outros estados participaram. Uma das modalidades foi o Kata, uma luta imaginaria em que o adversário é invisível, pelo menos para quem só está assistindo.

“- Imagino todos os inimigos possíveis. Tô ali como se estivesse numa luta mesmo pra bater em todo mundo e para sair viva porque o karatê além de um esporte é uma arte marcial.” Disse a atleta Fernanda Ferreira, de 14 anos.

Ganha quem executar os movimentos com mais precisão, por isso a concentração é extrema antes de começar.

“- Tem que se concentrar ao máximo e eu evito olhar para o meu oponente para executar o catar, para que não me desconcentrar e tentar foca no que eu vou fazer para poder executar a maior precisão dos movimentos ou pelo menos chegar ao mais perto possível”. Contou Márcio Stein, carateca.

No Kumite o adversário é bem real e os golpes também, tanto que antes de cada luta o desafio é muitas vezes superar o medo.

“- Realmente dá um nervosismo na hora de entrar, mas eu respiro fundo e consigo me controlar.” Disse Wagner Daniel, de 10 anos.

O karatê é a arte marcial mais praticada no mundo e no Brasil também, mas ainda é considerado um esporte amador. Competições como esta incentivam e promovem a descoberta de novos talentos do esporte.

“- Temos cidades que tem karatê há muitos anos e Maricá é uma delas. Temos Karatê em Maricá desde a década de 70.” Contou José Roberto Braga, Organizador do evento.

Os objetos de desejo dos competidores são os troféus e as medalhas e por isso as lutas foram bem disputadas, mas no final de cada uma sempre prevalece o espírito esportivo.

“- Somos todos uma família. Todos estão se vendo praticamente todo o final de semana e você vê as pessoas e acaba criando um laço de amizade.” Disse Éric Braga.

(Foto :: Clarildo Menezes)
(Foto :: Clarildo Menezes)
(Foto :: Clarildo Menezes)
(Foto :: Clarildo Menezes)

Warning: Division by zero in /home/leiseca1/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1417

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido!