Alunos de escola municipal de Maricá acompanham o 29º Campeonato Pan-Americano de Karatê


Ao longo dos dias 22 a 25 de agosto, a Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entidade oficial de administração nacional desta arte marcial, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e filiada aos Comitês Olímpicos Brasileiro (COB) e Internacional (COI), organizou o 29º Campeonato Pan-Americano de Karatê na Arena 1 do Parque Olímpico no Rio de Janeiro, RJ.

O evento, chancelado pela Federação Pan-Americana de Karate (PKF), contou com a presença de vinte e um países na Cerimônia de Abertura, que foi marcada pela congregação de karatekas (cultores do karate) do continente americano. Em seu pronunciamento, o presidente da CBK, Prof. Luiz Carlos Cardoso do Nascimento, enalteceu a presença dos atletas e do público, bem como dos dirigentes das confederações dos diversos países presentes, além do planejamento do karate para estrear nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Exultantes com a confirmação do karatê nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 após o karatê ser aprovado na 129ª Sessão do COI, competiram mais de setecentos atletas, que conferiram ao evento uma expressiva representatividade numérica e de altíssimo nível técnico.

No certame, foram disputadas por atletas das classes Sub 14 (12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Júnior (16/17 anos) e Sub 21 (18/20 anos) as modalidades individuais e por equipes de kata (luta imaginária com formas pré-determinadas) e kumite (luta por pontos). A organização da competição ficou a cargo do staff da CBK e as chaves de competição do evento foram coordenadas pelo dir. Técnico da CBK, Prof. William Cardoso, sendo todo o aparato tecnológico do Sistema Ronin, que mais uma vez mostrou-se confiável, preciso e funcional. Enfim, sucesso de público e crítica graças a parceria entre o Prof. José Roberto Braga e o programador Carlos Henrique Quadros.

A Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), tradicional escola desta arte marcial na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, foi representada por seu presidente, Carlos Henrique Cardoso da Paixão – faixa preta 6º dan – pelo diretor Jurídico Antônio Carlos Cardozo – faixa preta 5º dan – pelo Coordenador Regional Fernando Gomes da Silva – faixa preta 7º dan – e por José Roberto Braga – faixa preta 4º dan – que atuou como Staff neste Campeonato. Cabe ressaltar que com a devida deferência, Henrique Paixão, Antonio Cardozo e Fernando Gomes foram recepcionados na Mesa de Honra do evento pelo presidente da Confederação Brasileira de Karate (CBK) e membro do Conselho de Administração do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Prof. Luiz Carlos Cardoso, fato que em penhor da verdade evidencia a envergadura e qualificação e história dos irmãos Cardoso no karate-do maricaense e fluminense, além de inegavelmente conferir a pujança do karate-do maricaense e colocar seus pioneiros professores em posição de reconhecimento e referência, em virtude de seus mais de quarenta anos de serviços prestados a modalidade.

Durante os quatro dias de competição, os alunos de iniciação da AMK foram levados ao Parque Olímpico para que acompanhassem das arquibancadas o desempenho de alto nível dos atletas. Tal iniciativa só foi possível em virtude da sinergia promovida pelos alunos do CE Domício da Gama, CE Elisiário Matta e do Projeto Esporte e Cidadania para Todos do Ministério do Esporte – Polo EM Lucio Thomé Guerra Feteira (direção Lorena Mendonça) – único a estar presente neste evento com os pais e mães dos alunos e de José Roberto Braga, Prof. de Ed. Física e de karate-do, e Tânia Lucas, Fisioterapeuta e Prof. de karate-do.

O transporte dos alunos foi conseguido por iniciativa da mãe Káthya Valéria e do Prof. José Roberto Braga, que não mediram esforços até que a meta fosse conquistada. O site de notícias Lei Seca Maricá (LSM), na pessoa de seu proprietário Romário Barros, conseguiu junto a Viação Nossa Senhora do Amparo (VNSA) um ônibus para o seguro e confortável transporte dos alunos, responsáveis e professores. Destaque para o prestativo e educado motorista Renato.

O melhor de dois mundos do esporte de participação e do esporte de alto rendimento foi o esporte de integração ofertado aos alunos de karate-do do Projeto Esporte e Cidadania para Todos, ao apresentar-lhes este evento de alto nível, onde puderam interagir com grandes nomes da modalidade como o Bi Campeão Mundial Douglas Brose e o Head Coach da Seleção Brasileira, Prof. Ricardo Aguiar.

Ao término do evento e a apresentação da bateria da Escola de Samba Vila Isabel em comemoração a conquista do Bi Campeonato Geral do Brasil, a turma do Projeto Esporte e Cidadania para Todos e demais componentes da AMK surpreenderam a atleta Kelly Fernandes com um bolo surpresa.

error: Conteúdo protegido!