Alunos de escola municipal de Maricá lançam livro de histórias lúdicas


O CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, ganhou na manhã desta quarta-feira (11/07) novos escritores. Os alunos Agnes Felinto, Bhernardo da Silva, Mateus Bernardo Santos, Kauã Vargas e Letícia da Silva lançaram o livro “Era Uma Vez”, que contém cinco pequenas histórias nascidas da imaginação de cada um. A manhã de autógrafos sensibilizou muitas pessoas que acompanham o dia-a-dia dos alunos e valorizam a leitura como primordial para uma educação de qualidade.

Dentre as apresentações e homenagens, uma história chamou atenção e ganhou muitos aplausos. A escritora poetisa Débora Moreno fez questão de comparecer ao lançamento do livro dos alunos e rapidamente deu um exemplo do que a leitura pode fazer na vida de uma criança. Ela, aos sete anos de idade fez na escola um pequeno poema. A professora gostou e pediu que levasse para casa para que a mãe pudesse ler também. Ao mostrar o poema para a mãe, Débora descobriu três coisas: a mãe não sabia ler, não sabia escrever e nunca havia frequentado uma escola. Aos onze anos de idade Débora alfabetizou a própria mãe.

“O que gostaria de deixar como mensagem aqui é que nunca deixem de incentivar a leitura dos seus filhos, pois isso muda vidas. As crianças de escolas públicas, ou carentes, também podem ter a vida transformada através da leitura, com uma base sólida e um futuro promissor”, concluiu Débora, que trabalha com teatro levando para as escolas experiências e histórias de vida, junto com uma capa feita de latinhas e que pesa cerca de cinco quilos (uma herança dos tempos que ela precisou atuar como catadora de lixo para sobreviver).

A Diretora da unidade, Glaucia Cartaxo, destacou que a união de todos os profissionais do CAIC foi fundamental para que o projeto fosse à frente. “Aqui temos uma equipe completa. Todos foram importantes para que isso desse certo, pois sem a união não conseguimos nada. Agradeço a todos, que de alguma forma, contribuiram para o que hoje estamos lançando, que é um livro especial, feito pelos nossos alunos”, concluiu.  “Fico emocionada ao ver crianças e adultos realizando estas atividades e isso me dá gás para acompanhar os projetos elaborados pela secretaria. Aqui temos pessoas que fazem acontecer e que motivam os alunos a seguirem em frente com esta missão tão bonita”, disse a primeira-dama, Rosana Horta, que acompanhou o lançamento.

error: Conteúdo protegido!