ANP e Procon Maricá fazem campanha educativa na Semana do Consumidor



Por Denes Pereira- O Procon Maricá realizou nesta quarta-feira, 13, uma campanha educativa em parceria com a ANP (Agência Nacional de Petróleo), no posto de combustíveis Mar Azul, no Centro de Maricá. Durante a campanha foi montada uma operação para conscientizar os motoristas sobre os seus direitos.

A campanha tem como objetivo, esclarecer sobre dúvidas frequentes entre consumidores e a importância de saber os seus direitos no momento em que abastecer o seu veículo.

“A pessoa tem o direito de chegar no posto e pedir a aferição dos baldes de 20 litros para saber se o volume de combustível está batendo. Pode pedir também, o teste da proveta, onde todo posto é obrigado a fazer e fornecer esse teste. Caso o frentista não faça o teste ou se recuse a fazer, o posto também é obrigado a ter o Código de Defesa do Consumidor e o livro de reclamações e juntamente nas bombas, o telefone do Procon e da ANP para fazer as denúncias e a gente vir aqui averiguar”, disse o chefe de fiscalização do Procon Maricá, Vinícius Ari.

Ainda de acordo com as sugestões do Procon, o consumidor deve estar atento aos valores cobrados pelo abastecimento, pois o combustível muito barato pode ser de má qualidade ou adulterado, o que pode comprometer o bom funcionamento do motor, portanto é aconselhado que o motorista abasteça em um posto que já tenha confiança.

O consumidor que constatar quaisquer irregularidades nos postos de combustíveis da cidade deve comunicar o Procon-Maricá através do telefone 2634-1342 ou pelo WhatsApp 96831-0475. O Procon sugere que guarde a nota fiscal do posto e informe os dados durante denúncia.

A campanha desta quarta-feira aconteceu no Posto Mar Azul, na Avenida Francisco Sabino da Costa, em frente ao colégio Santa Mônica. O posto foi elogiado pelos agentes do Procon.

“O Posto Mar Azul nunca apresentou problema, não tem nenhuma autuação, é todo documentado e todo mundo fala bem dele”, acrescentou Vinicius.

 

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