Bombeiros são chamados para conter vazamento de gás em comércio do Centro de Maricá


Por Romário Barros- O vazamento de um botijão de gás de cozinha mobilizou o Corpo de Bombeiros neste sábado (13), em um comércio do Centro de Maricá, na Região Metropolitana de Maricá. De acordo com a corporação, quando o solicitante, tentou ligar a válvula da mangueira ao botijão, a saída de gás disparou.

No local, os militares retiraram o botijão e o colocaram na calçada. Não houve incêndio nem explosão. O solicitante foi orientado pelos militares a trocar o botijão junto à revendedora de gás e também aprendeu alguns cuidados referentes ao equipamento doméstico.

De acordo com informações, quando o funcionário do comércio ‘Secretaria de Chopp’ efetuava a troca do botijão na cozinha, o clique quebrou e o gás vazou.

DICAS DE SEGURANÇA

Trocar o botijão de gás de cozinha é uma tarefa que pode ser desempenhada em casa. No entanto, é extremamente importante que o procedimento seja realizado por um adulto, seguindo todas as recomendações necessárias. Acompanhe o texto abaixo para conhecer quais são elas!

Antes de trocar o botijão:

  • Certifique-se de que todos os queimadores do fogão estejam desligados, conferindo todos os botões de acendimento.
  • Tenha certeza de não haver no local chamas, brasas, faíscas ou qualquer outra fonte de calor. Se possível, mantenha o ambiente arejado, abrindo uma janela.
  • Nunca role o botijão (tanto o novo como o antigo). Transporte-o sempre na posição vertical.

Efetuando a troca:

  • Retire o lacre de segurança do botijão levantando a aba do anel externo e girando-a no sentido anti-horário até o disco central sair completamente. Não use ferramentas, pois podem danificar a válvula ou causar vazamento.
  • Retire a etiqueta e leia atentamente as instruções para o correto manuseio do produto. Além das dicas de segurança, a etiqueta também contém informações sobre a empresa responsável pelo envase e distribuição do botijão. Guarde-a para consultas futuras.
  • Retire o regulador de pressão de gás do botijão vazio e, em seguida, encaixe e rosqueie sobre a válvula do botijão cheio.
  • Novamente, use apenas as mãos. Não utilize ferramentas como martelo, alicate ou qualquer outro equipamento.
  • Antes de trocar o botijão, examine sempre as condições da mangueira, do regulador de pressão de gás e a fixação das braçadeiras, verificando sempre o prazo de validade e as condições de conservação.
  • Faça o teste de vazamento no botijão que acabou de retirar o regulador, passe espuma de sabão na válvula de saída de gás. Se perceber que está vazando gás, coloque o botijão em um local ventilado, longe de tomadas, ralos e grelhas de escoamento de água. Chame imediatamente a assistência técnica do seu fornecedor de gás ou ligue para a distribuidora (o telefone consta na etiqueta que acompanha o vasilhame).

Fazendo o teste de vazamento:

  • Após instalar o regulador de pressão no botijão, faça o teste de vazamento, passando espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás e do regulador de pressão de gás.
  • Se surgirem bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento continuar, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Para isso, faça novamente o teste do sabão.
  • Caso o vazamento continue, leve o botijão para um lugar ventilado, longe de tomadas, ralos e grelhas de escoamento de água, deixando o regulador de pressão de gás desconectado e chame a assistência técnica do seu fornecedor de gás.

Recomendações de segurança:

  • Jamais passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição de entrada de gás, chame profissionais credenciados pelo fabricante do fogão.
  • Evite instalar o fogão onde há corrente de ar que possa apagar a chama e causar vazamento de gás.
  • Use sempre reguladores de pressão e mangueiras certificados pelo INMETRO, assegurando a distância normatizada de 80cm a 1,25m do equipamento de queima ao botijão.


error: Conteúdo protegido!