Câmara Municipal de Maricá realiza audiência pública sobre recursos aplicados na cidade


Foi realizado nesta quinta-feira, 26, na Câmara Municipal de Maricá uma audiência pública para avaliar o cumprimento das metas fiscais referentes ao segundo quadrimestre de 2019.

Nos dados apresentados pelo controlador geral do município, Joab Santana, houve aumento em investimentos nas áreas de Urbanismo, Administração, Saúde e Educação.

O audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, o vereador Rob Gol (PT), aliás o parlamentar foi o único que compareceu a audiência pública que avaliou o cumprimento das metas fiscais.

De acordo com os dados apresentados, a Prefeitura de Maricá aplicou  mais recursos em Urbanismo, Administração,esses com cerca de 24%, em seguida Saúde e Educação, com cerca de 14%, comparativo com o mesmo período de 2018.

A receita arrecadada pelo município oriunda de transferências correntes, como contraparte de impostos como ICMS, IPVA, FUNDEB, FPM, Royalties, entre outros, e representam 88,93% do total até o segundo quadrimestres, já as despesas liquidadas correspondem a 36,46%.

Dados mostram que repasses, realizados pelo Estado e União, para áreas de saúde, educação e assistência social, apresentaram queda. Os repasses feitos pelo Sistema Único de Saúde caíram 5,99%, já o Fundo Nacional de Educação (FUNDEB) teve queda de 3,86%, o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) foi o que teve maior perda de arrecadação cerca de 82,11%, comparados ao mesmo período de 2018.

De acordo com o contador municipal apesar da redução nos repasses, os serviços não estão sendo prejudicados na cidade

error: Conteúdo protegido!