Campeonato de Karate é realizado com sucesso em Maricá


Atletas, dirigentes e autoridades perfilados na Cerimônia de Abertura
Atletas, dirigentes e autoridades perfilados na Cerimônia de Abertura

A Associação Maricaense de Karate-Do (AMK), tradicional escola desta arte marcial no município de Maricá, RJ, realizou no domingo, 18,  no ginásio do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, a 7ª Copa Maricá de Karate, competição que integra os calendários oficiais da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) e da Prefeitura Municipal de Maricá (PMM).

Realizada anualmente, sempre no mês de agosto, a Copa Maricá recebe um numeroso e diverso público participante. Desta vez, vieram a Maricá, município considerado portal da turística Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, aproximadamente trezentos atletas filiados a vinte e seis clubes oriundos das cidades fluminenses de Araruama, Carmo, Duque de Caxias, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Saquarema, além de especiais convidados de cidades de outros estados como Cataguases (MG), Guarulhos (SP), Santos (SP), Serra (ES), Ubá (MG) e Venda Nova do Imigrante (ES), que também vieram abrilhantar o evento em meio ao público espectador de aproximadamente seiscentas pessoas.

Previamente divulgada no convite do evento, os participantes puderam desfrutar da rede de hoteis e pousadas de Maricá. A organização disponibilizou alojamento no Colégio Estadual Domício da Gama, o qual foi gentilmente cedido pela Diretora, Profª Cristina Seeberger. Dado o currículo e quantidade dos atletas participantes, a 7ª Copa Maricá de Karate é o maior evento esportivo da cidade e também é considerado o melhor evento de artes marciais da Região dos Lagos.

Sua realização se deu graças ao apoio de um pool de empresas do município e região em sinergia com a PMM, que não mediu esforços para disponibilizar a logística necessária por meio de suas Secretarias de Esportes, Educação e Saúde. Em números absolutos, a 7ª Copa Maricá de Karate foi a segunda maior competição da modalidade neste ano no Estado do Rio de Janeiro, sendo superada apenas pela Seletiva Estadual para o Campeonato Brasileiro.

A FKERJ, entidade oficial de administração desta arte marcial em nosso estado, devidamente reconhecida pelo MEC, vinculada aos Comitês Olímpicos Brasileiro (COB) e Internacional (COI) por meio de sua filiação a Confederação Brasileira de Karate (CBK), apoiou de forma inestimável, conjuntamente com a direção geral do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, a 7ª Copa Maricá de Karate. As vésperas do evento, o local do certame foi alterado do Colégio Cenecista Maricá para o C. E. Joana Benedicta Rangel em virtude de divergências entre a direção do Colégio Cenecista Maricá, sede de três edições anteriores, e a PMM. Graças ao empenho e dedicação desprendidos pela secretária da AMK,Profª Ana Maria Braga, e a presteza da direção do C. E. Joana Benedicta Rangel, o evento pôde ser realizado com competência e superação.

A Cerimônia de Abertura teve seu início as 13h com a execução do Hino Nacional. Entre as autoridades, estiveram presentes o secretário de Esportes de Maricá, Leonardo Silva, o presidente da FKERJ Juarez dos Santos e sua diretoria, os Mestres Fernando Gomes, Amaury Alves, Mário Sergio, além dos técnicos da Seleção Estadual Fluminense, Fernando Ribeiro, Genival Ferreira, Jaime dos Reis, Maurício Santiago e Moacir Varella. Ausente por problemas de saúde, o presidente da AMK, Carlos Henrique Paixão Sensei, parabenizou a todos pela perseverança e promoção da arte marcial karate-do.

Após os tradicionais discursos das principais autoridades presentes a Mesa de Honra, foram prestadas homenagens em memória a dois dos maiores Mestres do karate-do do Estado do Rio de Janeiro, falecidos no início do mês de agosto, Benedito Nelson “Mão de Ferro” e Alcyone Machado. Ao final da Cerimônia, o ex-presidente da FKERJ, Fernando Gomes, brindou o numeroso público presente com uma canção gospel e foi aclamado por todos os presentes. 

A exemplo da abertura das Olimpíadas de Londres 2012, após a saudação oficial de abertura do evento, foram realizados os juramentos dos atletas, dos árbitros e dos técnicos. A organização da Copa Maricá de Karate disponibilizou ao público um monitor de 32″ que exibia, em tempo real, o cômputo geral de medalhas dos clubes como prova de transparência e eficácia. O evento foi gentil e integralmente transmitido ao vivo na internet pelo site www.dkakyo.com.br.

A competição teve seu início as 9h30min com as disputas individuais da modalidade kata (luta imaginária com formas pré determinadas) em suas diversas categorias: Mirim (6/7 e 8/9 anos), Infantil (10/11 e 12/13 anos), Cadete (14/15 anos), Junior (16/17 anos), Senior (18 anos e acima) e Master (36 anos e acima) subdivididas em “Iniciantes” (faixas branca a laranja) e “Principal” (faixas verde a preta).

As finais das principais categorias da modalidade kata (Senior masc. e fem.) foram realizadas imediatamente após o término da Cerimônia de Abertura. Tal destaque valorizou a técnica dos competidores e o espetáculo, que teve o reconhecimento do público por meio de efusivos aplausos. Na categoria masculina, sagrou-se vencedor o paulista Estevam de Jesus, que superou o carioca Victor Maciel, representante da Marinha do Brasil. O karateka Márcio Stein do Espírito Santo ganhou a disputa pelo bronze e completou o pódio. A final feminina da categoria Senior de kata foi decidida entre Larissa Correia, atleta de Nilópolis, e Carolina Varella, que sagrou-se vencedora por 0 x 5.

A AMK, organizadora do evento, inscreveu apenas três atletas: Danielle Lima, Eric Henrique Braga e Larissa Barbosa Braga, os quais também trabalharam na organização do evento. Comandada pelo Profº Ademir Gonçalves, a arbitragem da competição transcorreu com nível técnico satisfatório e foi gerenciada pelo exclusivo Sistema Ronin de chaves e placares digitais. Além do talento dos atletas, os placares digitais desenvolvidos pela AMK Eventos

Atletas de 26 clubes do RJ, ES e SP na Cerimônia de Abertura.
Atletas de 26 clubes do RJ, ES e SP na Cerimônia de Abertura.
A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente da FKERJ, Juarez dos Santos, pelo Secretário de Esportes de Maricá, Leonardo Silva, pelos Mestres Fernando Gomes, Amaury Alves, Mário Sérgio e pelos técnicos da Seleção Estadual
A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente da FKERJ, Juarez dos Santos, pelo Secretário de Esportes de Maricá, Leonardo Silva, pelos Mestres Fernando Gomes, Amaury Alves, Mário Sérgio e pelos técnicos da Seleção Estadual

chamaram a atenção dos presentes pelo perfeito funcionamento.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido!