Canal da Barra é reaberto neste domingo


LSM- O Canal da Barra de Maricá, foi reaberto no fim da manhã deste domingo, 28, após 10 dias de intervenção de desassoreamento no local.

Essa é a quinta vez que o Canal da Barra é aberto, dessa vez a intervenção acontece segundo a baixa oxigenação do sistema lagunar, que provocou a morte de toneladas de peixes, que foram retirados das Lagoas de Jacaroá e Caju.

Ao todo, 12 máquinas trabalham incansavelmente na remoção da areia para aumentar a profundidade no local e ter a completa entrada de água nas lagoas.

“A expectativa sempre é positiva, apesar de ser um trabalho desgastante. Infelizmente, enquanto a gente não conseguir com os órgãos competentes a licença necessária pra fazer isso aqui permanente, sempre é uma apreensão, a gente fica aqui lutando contra a maré, contra a meteorologia, mas a gente não pode deixar nossa lagoa morrer. Há dois anos atrás nós fizemos isso aqui, foi muito exitoso, primeira vez na história que nós abrimos a Barra para a entrada de água, então assim, eu tô muito feliz dessa vez porque a gente já tem um pouco de experiência da outra vez que nós fizemos , conseguimos dessa vez dragar a lagoa toda até o lado de lá da ponte, o canal tá com quase 2 metros de profundidade. A gente deve deixar pelo menos uns 5/6 dias entrando água nas marés altas, no pico de maré alta fica 3 horas, 3 horas e meia entrando água, depois a gente fecha na maré baixa , desassoreia o canal e abre na próxima maré alta . Vai ser esse trabalho desgastante durante os próximos dias, mas o pescado fica muito mais fortalecido na nossa lagoa após a abertura da Barra.”disse Renato Machado, presidente da Autarquia de Serviços de Obras (SOMAR).

A intervenção, é emergencial e tem caráter preventivo. A Prefeitura de Maricá trabalha para uma abertura permanente com a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

error: Conteúdo protegido!