Carnaval em Maricá: Reunião discute funcionamento do transporte coletivo durante festividade


O funcionamento do transporte coletivo durante o carnaval foi a pauta da reunião realizada nesta quinta-feira (06/02), na Secretaria de Turismo de Maricá, no Centro. Participaram representantes da Empresa Pública de Transportes (EPT), responsável pela opção dos ônibus gratuitos vermelhinhos, da Viação Nossa Senhora do Amparo, Secretaria de Trânsito, Ordem Pública, Transportes e Posturas, Guarda Municipal, Maricá Rotativo (Codemar) e a Guarda de Trânsito.

O intuito foi apontar os principais gargalos no trânsito da cidade durante os desfiles dos blocos. Pelo menos 80 blocos estão mapeados e em processo de legalização para desfilar durante o Carnaval Maricá 2020.

“Esse é um momento de discussão do ordenamento para dar fluidez à cidade, mapear o fechamento de vias. A Secretaria de Turismo está promovendo essa integração entre os entes do governo para que tenhamos um carnaval seguro e que impacte o mínimo possível no cotidiano das pessoas”, afirma José Alexandre Almeida, secretário de Turismo.

A EPT informou que está se programando para disponibilizar ônibus de 15 em 15 minutos em suas linhas. Já a Viação Nossa do Amparo informou que cerca de 110 carros circulam pela região de Itaipuaçu em dias normais e no domingo o número chega a 70 carros, mas que está preparada para ampliar o atendimento caso a demanda cresça durante o carnaval.

Entre os locais que terão atenção especial estão a Avenida Caio Figueiredo, em Inoã, a Estrada de Itaipuaçu na altura do bairro São Bento da Lagoa e também no Recanto, o entorno da praça de Bambuí, Rua 90 em Cordeirinho e Ponta Negra.

Todas as alterações no trânsito serão amplamente divulgadas pelo setor de Engenharia de Trânsito da Prefeitura. Já os itinerários dos ônibus que sofrerão alterações também serão comunicados com antecedência pelas empresas.

O subsecretário de Ordem Pública, Rhonaltt Bueno, solicitou à Guarda Municipal atenção nos locais que apresentam mais problemas e também um reforço de ambulâncias para Inoã. “É importante que as empresas aumentem a oferta de ônibus no horário de dispersão dos blocos”, reforçou.

A Guarda terá ainda o reforço dos orientadores de tráfego e também de cerca de 40 agentes do Maricá Rotativo que ficarão à disposição para auxiliar no trânsito. O carro de monitoramento do Maricá Rotativo também irá circular no apoio a estacionamento irregulares.

A Secretaria de Posturas também informou que estarão em operação reboques para utilização em caso de carros que cometerem irregularidades.

Maricá Rotativo

Durante os dias de carnaval a cobrança do estacionamento rotativo nas vagas marcadas estará suspensa. A operação será paralisada às 19h de sexta-feira (21/02) e retornará na quinta-feira (27/02), após o carnaval.

Fonte: PMM
Foto: Bernardo Gomes

error: Conteúdo protegido!