Cinema Henfil é entregue à população de Maricá totalmente revitalizado


Fotos: Faqueco Correa e Gabriel Reis

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, reabriu nesta sexta-feira (14/08), às 17h, o Cinema Público Municipal Henfil, marcando uma nova fase do espaço.

Personalidades importantes da cidade estiveram presentes na entrega do cinema, como o Prefeito Fabiano Horta e a Primeira Dama Rosana Horta, o Secretário de Cultura Sady Bianchin, secretários de outras pastas, vereadores e artistas da cidade convidados.

A cerimônia de inauguração foi transmitida ao vivo pelo LSM, e nos canais oficiais da prefeitura (Youtube e Facebook). Na ocasião, foi exibido para os convidados o documentário “Henfil”, da premiada diretora Ângela Zoé.

“Trata-se de uma nova era do Cine Henfil. Quando a pandemia passar, queremos criar mostras, lançamentos com debates, atrair festivais, criar uma rede do audiovisual e articular parcerias da secretaria com escolas como a Cinecittà, na Itália, e a de Los Baños, em Cuba, além de universidades que tenham curso de cinema no Rio de Janeiro”, informa Sady Bianchin.

Para Ivan de Souza, filho do cartunista que dá nome ao lugar, é importante presenciar essa reabertura. “Um cinema que se propõe popular, sem fins lucrativos, só posso desejar que seu objetivo jamais seja desvirtuado”, diz.

Para a diretora do documentário, Ângela Zoé, o filme é uma peça de resistência nesse momento de crise na cultura. “Eu tive a sorte de fazer um trabalho sobre um artista que escolheu o caminho do humor como saída em tempos difíceis. E nada mais irreverente do que ‘dar uma aliviada’, como o Henfil mesmo dizia, através do humor”, comenta a cineasta. “E isso tudo é mostrado no documentário, esse lado dele”, finaliza.

error: Conteúdo protegido!