Maricaenses e turistas aproveitam o domingo no canal da Barra de Maricá


Centenas de maricaenses e turistas lotaram o canal da Barra de Maricá na Região Litorânea neste domingo, 10. Mesmo sem o mar jogar água para a lagoa, muitas pessoas aproveitaram para entrar no canal e se refrescar.

Guarda-Vidas da Defesa Civil de Maricá estiveram atentos e supervisionam os banhistas mantendo a segurança e prevenindo de possíveis afogamentos. No sábado, uma turista ficou ferida (Sábado de Canal da Barra de Maricá lotado e uma turista ferida). 

Segundo o Presidente da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), Renato Machado, as máquinas voltarão a abrir o canal nesta segunda-feira.  Segundo ele, canal está 10 cm acima do nível do espelho d’água desde o início dos trabalhos, no dia 31/01.

“Já tinha considerado 10 cm ideal para oxigenação da lagoa. Conseguimos fazer muito peixe e camarão entrar na lagoa, tem uma renovação muito boa da água. Circulei na sexta-feira de São José a Ponta Negra e a gente percebe que todo lugar está com mais de 50% de água renovada, mas em alguns locais ainda não estão no nível ideal. Por isso continuamos o trabalho e acredito que 15 cm seja suficiente para a oxigenação do sistema lagunar”, afirmou Renato Machado. “Assim que atingir esse nível a gente para e fica monitorando, mas se tiver nova estiagem a gente retorna o trabalho”, adiantou.

A abertura do Canal foi uma intervenção autorizada pelo Inea após uma reunião com o prefeito Fabiano Horta no dia 30 de Janeiro. O serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas.

O INEA não autorizou que o canal fique aberto de forma permanente. 

error: Conteúdo protegido!