Meteoro passou pelo céu de Maricá durante a madrugada; Veja o Vídeo


(Foto :: Divulgação)
(Foto :: Divulgação)

LEI SECA MARICÁ- Durante a madrugada desta sexta-feira, 16, o WhatsApp do LSM disparou com várias mensagens por volta das 2 horas. Diversos internautas dizendo ‘Chegou o fim do mundo’ e até ‘Adeus Lei Seca Maricá’ foram enviadas. O fenômeno intrigou a todos que estava acordados e pela manhã, Marcelo De Cicco, pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e astrônomo que coordena o Exoss Citizen Science, contou que a forte luz que cortou Maricá e o Estado do Rio era um meteoro.

A Exoss Citizen Science faz o monitoramento de bólidos (meteoros) nos céus do Brasil. De Cicco disse que mexia nas câmeras em sua base em Petrópolis, na Região Serrana, quando começou o fenômeno. “Foi por volta das 2h da manhã e eu estava fazendo ajustes na câmera quando o céu começou a iluminar e na hora percebi que era um bólido” contou. Pelo menos duas câmeras da organização em São Paulo e uma no Norte Fluminense do Rio registraram o meteoro. De acordo com a organização, às 01h59 o grande meteoro cruzou o oceano em direção ao estado do Rio de Janeiro e seu clarão no céu foi percebido em diversos estados da região sudeste do país.

O astrônomo pediu que as pessoas que gravaram ou fotografaram o que está sendo chamado de “superbólido”, por conta de sua possível grande magnitude, que acessem www.press.exoss.org e façam o relato. “Pedimos que as pessoas enviem as imagens para analisarmos a trajetória e sabermos de onde veio. Nossa rede é participativa, será de um valor enorme”, disse.

Um corpo técnico da organização irá analisar o fenômeno nos próximos dias, mas os dados preliminares indicam um brilho intenso, bem maior que a lua cheia e uma trajetória superior a 150km sobre os céus do litoral sudeste do país. O meteoro durou cerca de 5 segundos até se desintegrar sobre a atmosfera terrestre.

Confira o vídeo da Exoss Citizen Science


Warning: Division by zero in /home/leiseca1/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1415

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido!