Moradores de Maricá reclamam de valores absurdos na conta de luz


LSM- Diversos consumidores da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Maricá, estão indo até a sede da empresa no Centro da Cidade para reclamar do absurdo no aumento do valor da conta. Alguns argumentam que houve erro na leitura ou no faturamento da conta.

Segundo informações, os clientes alegam que o valor subiu muito em comparação ao mês anterior, mesmo sem alteração do consumo. De acordo com um morardor de Inoã, a conta pulou de R$ 205,18 para R$ 385,80 de janeiro a fevereiro. Uma diferença de R$ 180,62. Ele afirma que não utiliza nada além, para a alteração de um valor tão alto.

“Quando eu tento resolver com a concessionária, eles dizem que o valor está correto. É óbvio que não está.”

Em nota, a empresa diz que, com as altas temperaturas do Verão, há aumento no consumo de energia, devido ao uso mais frequente da geladeira, de aparelhos de ar condicionado e ventilador, por exemplo.

A Enel orienta os consumidores a verificarem seu consumo de energia em kWh, comparando o valor consumido atualmente com o do mesmo mês do ano passado. Mesmo com o consumo parecido nos verões de 2018 e 2019, os clientes verificarão um aumento no valor das contas deste ano. Além disso, a distribuidora ressalta que quando o consumo de energia ultrapassa 300 kWh, o ICMS que incide sobre a conta passa de 18% para 32%.

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