14/01/2015 às 09h33min - Atualizada em 14/01/2015 às 09h33min

Fogo em vegetação e fenômeno natural são as causas da fumaça em Itaipuaçu

[caption id="attachment_54575" align="alignleft" width="300"]
Centro de Itaipuaçu foi tomado pela fumaça na noite desta terça-feira. (Foto :: Whatsapp - Denilton Oliveira)

Centro de Itaipuaçu foi tomado pela fumaça na noite desta terça-feira. (Foto :: Whatsapp - Denilton Oliveira)

Centro de Itaipuaçu foi tomado pela fumaça na noite desta terça-feira. (Foto :: Whatsapp - Denilton Oliveira)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Moradores de Itaipuaçu tiveram uma noite bastante complicada por conta da fumaça que paira sobre o ar há aproximadamente 25 dias. Incêndios em pontos isolados dos loteamentos Rincão Mimoso, Itaocaia Valley, Costa Verde, Morada das Águias e São Bento da Lagoa estão provocando a intensa fumaça, mas um fenômeno natural também está contribuindo, é a chamada 'Turfa'.

Focos de incêndios são registrados em diversos loteamentos, até o Corpo de Bombeiros foi até o local nesta terça-feira, 13, controlar um foco no Rincão Mimoso. Os Bombeiros alertam para que a população, mesmo com o problema na coleta de lixo, não coloquem fogo nos resíduos. "O fogo pode se alastrar e pegar numa área de mata. Vamos colaborar e ter consciência que precisamos cuidar do nosso meio ambiente." Contou o Bombeiro.

Em relação a intensa fumaça, os Bombeiros explicam. "Tem tido muitas queimadas e a pressão atmosférica tem feito força pra baixo, e com poucos ventos, as nuvens não se dissipam causando um efeito estufa". Disse um Bombeiro complementando que somente a chuva irá melhorar a qualidade do ar. 

A falta de chuva que não cai no bairro com intensidade há dias acelerou o processo das Turfas, ocasionando alguns focos de queimada. Esse fogo brota do subsolo de uma área denominado de turfa, que é formado por material de origem vegetal, em decomposição, encontrado em regiões brejosas ou pantanosas, como as que existem na região. 

A turfa é um solo rico em matéria orgânica que pega fogo muito fácil, mas de difícil de ser combatido, porque ele brota na pastagem. O mau cheiro acaba sendo percebido durante a noite, quando os ventos diminuem deixando a fumaça mais concentrada. Este fenômeno apresenta cheiro muito parecido ao da queima de lixo.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp