20/01/2015 às 00h25min - Atualizada em 20/01/2015 às 00h25min

Maricá não teve corte de energia nesta segunda-feira, 19, diz Ampla

[caption id="attachment_55071" align="alignleft" width="300"]
Centro de Maricá.

Centro de Maricá.

Centro de Maricá.[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Ao contrário do que foi divulgado pelas redes sociais, Maricá não foi afetada pelo corte de energia ocorrido nesta segunda-feira, 19, por determinação do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS). A informação foi repassada pela Concessionária de Energia Ampla.

De acordo com a Ampla, o corte de 100 megawatts de energia distribuída teve início às 14h55 e foi encerrado às 15h55. Foram afetados 180 mil pessoas em 13 municípios da área de concessão da companhia, 6,4% do total de cerca de 2,8 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais em 66 cidade – 73% do estado do Rio de Janeiro.

Na área de fornecimento da Ampla, as cidade afetadas foram São Gonçalo, Saquarema, Petrópolis, Cabo Frio, Araruama, Campos dos Goytacazes, Iguaba, Mangaratiba, Duque de Caxias, Niterói, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Itaboraí.

O Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) disse que o alto consumo e problemas na transmissão causaram redução do fornecimento. Ainda de acordo com o ONS, houve uma restrição no fornecimento de energia elétrica do Norte e Nordeste para o Sudeste. Além disso, uma queda de frequência no Sistema Nacional Interligado também provocou o desligamento da usina Angra 1.

Momento crítico

O sistema elétrico brasileiro enfrenta um momento crítico por conta da falta de chuvas. Na região Sudeste, uma das maiores responsáveis pela geração de energia no país, os reservatórios das usinas hidrelétricas estão com 19% de sua capacidade, quando o esperado era no mínimo de 40%.

Para o especialista em energia Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o que aconteceu pode ser classificado como racionamento forçado por geração insuficiente ou estrutura de transmissão insuficiente para atender a demanda


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp