19/07/2012 às 12h17min - Atualizada em 19/07/2012 às 12h17min

Anatel proíbe TIM de vender linhas celulares no Rio

O DIA - TIM, Oi e Claro foram punidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pela má qualidade de serviços prestados ao consumidor e estão proibidas de vender linhas telefônicas de celular e de Internet em vários estados. A sanção na comercialização começa na próxima segunda-feira, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. No Rio de Janeiro, apenas a TIM está suspensa.

Para voltarem a vender, as operadoras de telefonia deverão apresentar à Anatel, em 30 dias, um plano de investimentos e resolver os problemas nos call centers. O projeto deverá incluir, especialmente, mudanças na qualidade da rede e redução de interrupção de serviços e das chamadas telefônicas.

ARRUMAÇÃO NO SETOR
“Embora seja medida extrema, é importante para fazer uma arrumação no setor. Queremos que as empresas deem atenção especial à qualidade da rede”, avaliou o presidente da Anatel, João Rezende. Ele também argumentou que o aumento do número de clientes deve ser acompanhado do incremento da qualidade dos serviços.

No ranking nacional de piores serviços prestados ao consumidor, a TIM vem em primeiro lugar, sendo punida em 19 estados do Brasil. Já a Oi não poderá comercializar em cinco estados e a Claro, em três, incluindo São Paulo. Apesar de não terem as vendas cortadas, Vivo, CTBC e Sercomtel terão que apresentar plano de investimento.


Companhias se defendem

Em nota, a TIM informou que ‘recebeu com bastante surpresa a medida tão extrema adotada pela Anatel’. A operadora considerou ainda ‘desproporcional’ o bloqueio de novas adições em 19 estados. A empresa, no entanto, garantiu que irá tomar todas as medidas necessárias para restabelecer o quanto antes a normalidade de suas atividades.

Já a Oi considerou ‘defasada’ a avaliação da Anatel e criticou ainda que ‘os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses’. “Em todo o Brasil, a empresa está investindo R$ 6 bilhões neste ano. O montante é superior em mais de R$ 1 bilhão ao valor investido em 2011”, informou a companhia em nota.

Assim como as demais companhias, a Claro se surpreendeu com a posição da Anatel. A operadora esclareceu ‘que o critério que impactou a determinação da agência está relacionado a problemas pontuais de atendimento no call center que atende os estados, cujas ações de melhorias já apresentaram resultados nos indicadores do mês de junho’.

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