06/02/2015 às 19h49min - Atualizada em 06/02/2015 às 19h49min

'Onça' é encontrada e capturada em Itaipuaçu

[caption id="attachment_56633" align="alignleft" width="300"]
Onça é encontrada em Itaipuaçu. (Foto :: Romário Barros | LSM)

Onça é encontrada em Itaipuaçu. (Foto :: Romário Barros | LSM)

'Onça' é encontrada em Itaipuaçu. (Foto :: Romário Barros | LSM)[/caption]

EXCLUSIVO LEI SECA MARICÁ-:: ROMÁRIO BARROS- O resgate da 'Jaguatirica', que inicialmente foi apontada como a 'onça' que estava sendo procurada em Itaipuaçu, durou aproximadamente três horas. O felino foi encontrado por operários do condomínio 'Minha Casa, Minha Vida' na tarde desta sexta-feira, 06.

Às 14h30, os operários do obra do 'Minha Casa, Minha Vida' que está sendo construído na Reserva Verde encontraram o animal na porta de um apartamento do 2ª andar. Quem encontrou o animal foi o pedreiro Dilson Freitas Mendonça, de 49 anos "- Eu estava subindo a escada quando me deparei com a onça. Levei um susto danado". Comentou o Pedreiro.

Em seguida, Dilson informou ao engenheiro responsável da obra sobre a 'Onça' e o mesmo ligou para o Corpo de Bombeiros. Bombeiros do Destacamento de Maricá foram acionados por volta das 15 horas e enviaram uma equipe para o local. 

Por conta da dificuldade na captura do animal, os Bombeiros realizaram contato com a Defesa Civil Municipal e com Guarda-Parques do Parque Estadual da Serra da Tiririca do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para auxiliar na operação.

As equipes se uniram e montaram uma operação que culminou na captura do animal. Como o animal estava na porta de uma apartamento, os agentes utilizaram escadas e entraram pelas janelas. Uma porta de um dos apartamentos foi aberta e o animal foi encurralado. Com o auxílio de agentes da Probiota- Consultoria ambiental, o animal foi capturado, sedado e colocado numa gaiola.

A 'Jaguatirica' foi  levado para a sede do Inea no Recanto de Itaipuaçu onde irá passar por uma avaliação veterinária para posteriormente ser solto em seu habitat natural. A operação para a captura do animal durou aproximadamente três horas, terminando às 18 horas. 

Os agentes do INEA afirmaram para a equipe do LSM que o animal não seria o que foi flagrado por câmeras de segurança em novembro na Rua 66, também em Itaipuaçu. 

De acordo com a assessoria do Instituto Estadual do Ambiente, o felino tem de seis à oito quilos e provavelmente estava procurando por comida. Um veterinário especializado foi levado ao local, onde confirmou se tratar de uma Jaguatirica. A Jaguatirica tem o porte de um cão médio e se alimenta de anfíbios, lagartos e insetos, portanto, segundo o especialista veterinário, não apresenta risco de ataque ao homem.

[caption id="attachment_56634" align="aligncenter" width="1024"]
Onça é encontrada em Itaipuaçu. (Foto :: Romário Barros | LSM)

Onça é encontrada em Itaipuaçu. (Foto :: Romário Barros | LSM)

'Onça' é encontrada em Itaipuaçu. (Foto :: Romário Barros | LSM)[/caption] [caption id="attachment_56632" align="aligncenter" width="1024"]
Local que a onça foi encontrada. (Foto :: Romário Barros | LSM)

Local que a onça foi encontrada. (Foto :: Romário Barros | LSM)

Local que a 'onça' foi encontrada. (Foto :: Romário Barros | LSM)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp