21/02/2015 às 19h30min - Atualizada em 21/02/2015 às 19h30min

Ampla: Energia elétrica é restabelecida em imóveis que sofriam com problema desde domingo

A concessionária Ampla divulgou uma nota no início da noite deste sábado, 21, para informar que o fornecimento de luz dos clientes que tiveram o serviço afetado pelas fortes chuvas do último domingo e de terça-feira foi regularizado. A empresa havia firmado um compromisso com o Procon, que instaurou um processo administrativo contra a Ampla e notificou o presidente da concessionária, Marcelo Andrés Llévenes Rebolledo, a prestar esclarecimentos sobre o problema.

"-A concessionária entende a insatisfação de clientes de São Gonçalo, Niterói e Maricá e reforça que, em alguns locais, foi necessário reconstituir trechos inteiros da rede elétrica que foram danificados pela quedas de árvores e vegetação, em decorrência dos fortes ventos, chuvas e descargas atmosféricas desta semana, o que exigiu mais tempo para o reparo", esclarece a nota da empresa.

A crise de abastecimento começou no último domingo, quando fortes tempestades atingiram principalmente Niterói, São Gonçalo e Maricá, desligando 34 circuitos da empresa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na terça-feira, um novo temporal causou o desligamento de mais 20 circuitos. Apesar desta informação técnica fornecida em nota pela Aneel, nem a agência e nem a Ampla esclareceram qual foi a quantidade de consumidores afetados pelo problema.

Na última segunda-feira, seis protestos foram registrados em diferentes pontos do município de Maricá. Moradores queimaram pneus e outros materiais no meio das pistas mas, segundo a Polícia Militar, as manifestações foram pacíficas e apenas uma pessoa chegou a ser detida na Estrada dos Cajueiros e encaminhada para a delegacia de Maricá.

RAIOS E TEMPESTADES

As chuvas de verão são conhecidas por sua abundância e intensidade. No entanto, segundo o gerente de distribuição da Ampla, o engenheiro Keison Thurler, as duas fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana apresentaram características incomuns mesmo nesta época do ano.

- Há algumas intempéries que não podem ser previstas. Nós temos um sistema que monitora os raios e, só no domingo, foram registrados mais de 12 mil raios nesta região. Nós estamos diante de um aumento significativo na quantidade de descargas elétricas durante os temporais e essas duas últimas grandes chuvas foram um ponto fora da curva. Em comparação com o mesmo período de 2014, houve um aumento de 700% - afirmou Thurler.

O gerente explicou que, em caso de grandes tempestas onde são destruídos cabos de energia, o trabalho é mais demorado porque é preciso reconstruir toda a estrutura. No caso de qualquer nova demanda, ele pede que os clientes entrem em contato com a empresa usando, além do telefone 0800 28 00 120, as páginas de Facebook e Twitter da Ampla, e o aplicativo para smartphones que envia a reclamação de emergência diretamente aos técnicos responsáveis pelos reparos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp