14/07/2012 às 11h00min - Atualizada em 14/07/2012 às 11h00min

Evento reúne ações de estímulo à sustentabilidade no Centro de Maricá

Na tenda da Ampla, os palestrantes forneciam dicas
de consumo inteligente.( Foto :: Mauro Luis | Lei Seca Maricá)
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, realizada entre os dias 13 e 22 de junho, continua dando frutos em Maricá. A subsecretaria de Meio Ambiente promoveu hoje (13.07) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o projeto “Maricá no Clima da Rio + 20”, como forma de trazer para a população importantes ações que contribuem para tornar Maricá uma cidade mais sustentável.

Dentre as atividades desenvolvidas na tenda da secretaria de Ambiente e Urbanismo, a “troca sustentável”, como o próprio nome sugere, permitia a troca de objetos e livros usados. Outra iniciativa realizada foi um jogo interativo com perguntas sobre a fauna e flora da cidade que premiou moradores com mudas de espécies nativas da região.

Outra atração que agradou os participantes, principalmente a garotada, foi a exposição de quatro animais empalhados (jacaré de papo amarelo, tamanduá mirim, jiboia e lontra) do Parque Estadual da Serra de Tiririca. Também merece destaque a apresentação do banner sobre a lei municipal nº 23367/11. De forma criativa e muito popular, a mensagem explica a necessidade de autorização prévia para plantar e podar as árvores na cidade.

Parcerias com a Ampla, Furnas e Clube Desbravadores
Além do espaço da secretaria de Ambiente, a iniciativa também contou com as parcerias da concessionária Ampla, da Eletrobras Furnas e do Clube de Escoteiros da cidade - os "Desbravadores".
Na tenda da Eletrobras, o público pode conferir o funcionamento de uma 'maquete energizada', que mostra o consumo de energia de cada cômodo de uma casa. No espaço montado pela Ampla, os palestrantes Leonardo Barense e Robson Santiago deram dicas de economia de energia, explicaram os cuidados necessários com as instalações elétricas e apresentaram experimentos como a transformação da energia mecânica em elétrica.

Outra experiência apresentada foi a “Pilha Humana” que serve para medir em microampères a energia estática do corpo. Leonardo Barense explica o funcionamento dessa pilha. “Ao se colocar as mãos nesses dois retângulos metálicos, um de cobre e outro de alumínio, conectados aos terminais de um voltímetro, o corpo da pessoa sirve como eletrólito, que gera voltagem, ou seja, gera energia”, destacou.

Durante as palestras, os moradores eram alertados sobre como o consumo consciente é bom para o bolso e também para o meio ambiente. De brinde, os clientes da concessionária que apresentaram a última conta de luz receberam uma lâmpada fluorescente compacta e uma agenda com dicas de consumo eficiente.

Lixo que vale desconto na conta de luz
O evento também contou com um posto móvel do projeto Consciência EcoAmpla, que permite a troca de materiais recicláveis como papel, metal, plástico e vidro em descontos na conta de luz. A primeira pessoa a participar dessa iniciativa foi Daniel Rocha de Souza, de 28 anos, que trouxe 18,5kg de papelão.

Morador do Caju, Daniel confessou que desde que soube que na praça haveria um posto de coleta começou a guardar e separar os diversos tipos de materiais. “Comecei a juntar em casa. E também na papelaria onde trabalho. Minha mãe também vai participar dessa ação trazendo muitas garrafas. Mais importante do que o bônus na conta é poder contribuir para um planeta mais sustentável”, concluiu.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp