27/02/2015 às 12h35min - Atualizada em 27/02/2015 às 12h35min

Petição pública na internet visa impedir lançamento dos resíduos do Comperj na Praia de Itaipuaçu

[caption id="attachment_58786" align="alignleft" width="300"]
Petição pública na internet tenta impedir lançamento dos resíduos do Comperj na Praia de Itaipuaçu

Petição pública na internet tenta impedir lançamento dos resíduos do Comperj na Praia de Itaipuaçu

Petição pública na internet tenta impedir lançamento dos resíduos do Comperj na Praia de Itaipuaçu[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Uma petição pública na internet pede a assinatura eletrônica de moradores da região para impedir o lançamento dos resíduos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, no mar da Praia de Itaipuaçu.

O emissário irá despejar no mar, em Itaipuaçu os efluentes químicos do COMPERJ processados numa Estação de Tratamento de Efluentes. No mar de Itaipuaçu serão descartados todos os dejetos produzidos pelo COMPERJ.

De acordo com a petição pública, o ecossistema e a biodiversidade serão afetadas, e a vida humana também. "- A Parte Marinha do Parque Estadual, as Ilhas Maricás, as cidades de Niterói e Saquarema, as nossas vidas sofrerão impactos continuados. por elementos químicos danosos a saúde, a sustentabilidade, a vida como um todo.Quanto aos valores imobiliários, vão despencar - após a contaminação. Quem vai querer veranear, morar, comprar um imóvel aqui? Amamos este local e este planeta. Me ajudem." Diz a petição assinada por Regina do Couto Rabêllo.

De acordo com a Petrobras, o emissário tem por objetivo transportar o efluente tratado das unidades industriais do COMPERJ, em Itaboraí, até o mar de Itaipuaçu, onde sofrerá ação de diluição e dispersão.

De acordo com o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), a “operação do emissário é bem simples e não ocorrerá com lançamento continuo do efluente”. O sistema proposto é o de batelada, ou seja: o efluente será lançado por certo período de tempo (2 horas) e em seguida ocorrerá uma acumulação de efluente para lançamento posterior (5 horas de acumulação).

Link da Petição Pública: http://www.citizengo.org/pt-pt/19373-nao-lancar-em-itaipuacu-marica-rj-os-residuos-toxicos-do-comprjj?tc=fb


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp