04/03/2015 às 19h04min - Atualizada em 04/03/2015 às 19h04min

Coruja presa em linha de pipa é resgatada por Bombeiros em bairro de Maricá

[caption id="attachment_59180" align="alignleft" width="300"]
Coruja presa em linha de pipa é resgatada por Bombeiros em bairro de Maricá.

Coruja presa em linha de pipa é resgatada por Bombeiros em bairro de Maricá.

Coruja presa em linha de pipa é resgatada por Bombeiros em bairro de Maricá.[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Uma coruja se enrolou em uma linha de pipa no alto de uma árvore na Divinéia, na Barra de Maricá. Moradores avistaram a ave e ligaram para o Corpo de Bombeiros.

Os moradores disseram que não sabiam como fazer o resgate, já que a coruja se mostrava muito arisca. A Coruja foi encontrada no alto de um pinheiro na Estrada Beira da Lagoa, em frente ao Restaurante do Bolão.

"- Nos galhos da árvore tem muita linha de pipa com cerol (mistura de cola e vidro) que as crianças soltam e, por isso, achamos melhor chamar alguém capacitado para fazer o resgate. Até o bombeiro teve dificuldades. Mas no fim deu tudo certo", disse o morador que encontrou a ave.

A equipe do Corpo de Bombeiros composta pelos Sargentos Santos e Bittencourt utilizaram uma grande escada para saber até o alto do Pinheiro e realizar o resgate.

Depois de resgatada, a coruja foi colocada pelos bombeiros dentro de uma gaiola e lavada para a Secretaria adjunta do Meio Ambiente de Maricá.

Segundo o Corpo de Bombeiros este período costuma ser problemático para as corujas orelhudas, devido ao hábito das pessoas empinarem pipas neste período.

"É comum o recebimento de animais desta espécie com linhas de pipa enroladas no corpo, podendo causar restrição de movimentos do animal ou, caso a linha possua "cerol", invalidez permanente ou morte." Disse o Sargento Bittencourt.

[caption id="attachment_59181" align="aligncenter" width="576"]
Bombeiros tiveram de utilizar uma grande escada.

Bombeiros tiveram de utilizar uma grande escada.

Bombeiros tiveram de utilizar uma grande escada.[/caption]

Coruja Orelhuda

A coruja orelhuda é uma espécie relativamente grande atingindo de 30 cm a 37 cm de comprimento, envergadura de 22,8 a 29,4 cm pesando entre 320-546g. É uma coruja estritamente noturna tornando-se ativa já no por-do-sol. Durante o dia fica camuflada nas árvores. Também é visto freqüentemente em arames à margem de estrada, postes etc. Tem as asas curtas e uma cauda longa, seus olhos são relativamente grandes, escuros e marrons, quase imóveis resultando num campo visual bem limitado sendo compensada pela capacidade que possuem de girar a cabeça a mais de 270º.

Além da poderosa visão, assim como nas outras corujas, essa espécie possui um disco facial branco fortemente definido bem destacado que desempenha importante papel de refletor sonoro, que amplia o volume do som facilitando a localização da presa.

Esta coruja tem "orelhas" bem destacadas, que na verdade são penachos bem desenvolvidos localizados acima de suas orelhas, possuindo tarsos poderosos para seu tamanho. Emite vocalizações bastante variadas, geralmente sequência prolongada de "áut-áut-áut".


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp