08/03/2015 às 19h33min - Atualizada em 08/03/2015 às 19h33min

Conheça a história e as belezas do Parque Estadual da Serra da Tiririca

[caption id="attachment_59494" align="alignleft" width="300"]
Foto :: Reprodução - Internet

Foto :: Reprodução - Internet

Foto :: Reprodução - Internet[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Localizado nos municípios de Niterói e Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) foi criado após intensa mobilização popular no ano de 1991. Até hoje a Serra da Tiririca representa o único parque no Rio criado por demanda popular. Seu perímetro definitivo foi estabelecido na Lei Estadual nº 5.079, de 3 de setembro de 2007, cuja retificação foi publicada no D.O. de 8 de abril de 2011. Foi ampliado pelo Decreto Estadual nº 43.913, de 29 de outubro de 2012, com a inclusão de 1.241 hectares, passando a ter a área de aproximadamente 3.493 hectares. 

A Serra da Tiririca constitui um dos contrafortes da Serra do Mar e é formada por oito morros, dos quais se destaca o Alto Mourão, também conhecido como Pedra do Elefante. Do cima de seu cume com 412 metros de altitude, que é o ponto mais alto de Niterói - temos uma incrível visão panorâmica da região oceânica de Niterói e da área costeira de Maricá, além da baía de Guanabara e do Rio de Janeiro. Acompanhado do especialista em gestão de áreas naturais protegidas e ex-gestor do parque, Adriano Melo, e do coordenador do serviço de proteção do parque Jhonatan Ferrarez,  percorremos a trilha até o alto do Morro do Elefante para poder assistir ao nascer do sol com as ilhas Maricás bem a frente.

Depois do alvorecer descemos para a badalada praia de Itacoatiara, de onde parte a trilha mais visitada do parque e que dá acesso à enseada do Bananal e ao chamado Costão de Itacoatiara (217m). Neste setor do parque existem diversas vias de escalada e atividades outdoor como o rapel, escalada e highline

O rapel no Costão de Itacoatiara tem dois pontos para descida: positivo (descida em contato com a rocha), com altura de 27 metros; e negativo (sem contato com a rocha) com altura de 31 metros. É uma boa pedida para os amantes de esportes radicais.

As feições geológicas da Serra da Tiririca remontam a 680-600 milhões de anos quando houve o choque da placa tectônica Americana com a Africana. Estas condições permitiram a criação de belíssimos monumentos rochosos a beira mar e que nada deixam a desejar aos morros do Rio.

O parque abriga ainda o Caminho Darwin, outrora visitado pelo Charles Darwin - famoso naturalista inglês, responsável pela formulação da teoria da Evolução das Espécies. Darwin passou pela Serra da Tiririca em 1832 em direção a Cabo Frio. Segundo relatos, foi no Rio de Janeiro que Darwin teve o seu primeiro contato com a majestosa Mata Atlântica. Aqui ele pode pesquisar a biodiversidade do bioma e descobrir espécies endêmicas como o pequeno anfíbio (Scinax Littoreus) que ocorre apenas nesta região.

[caption id="attachment_59496" align="aligncenter" width="720"]
Rapel em Itacoatiara. Foto :: Reprodução - Internet

Rapel em Itacoatiara. Foto :: Reprodução - Internet

Rapel em Itacoatiara. Foto :: Reprodução - Internet[/caption]

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp