16/03/2015 às 20h42min - Atualizada em 16/03/2015 às 20h42min

'Estamos em estudos para implantar em Maricá', Diz Quaquá em visita ao teleférico do Complexo do Alemão

[caption id="attachment_60194" align="alignleft" width="300"]
Quaquá visita teleférico do Complexo do Alemão. (Foto :: Reprodução - Facebook)[/caption]

Quaquá foi até o Complexo do Alemão para conferir de perto o funcionamento do sistema de teleférico que foi construído com recursos do PAC e em parceria dos governos federal e estadual.

O teleférico foi aberto ao público desde 8 de julho de 2011 e mais de 12 milhões de pessoas foram transportadas desde então, sendo 12 mil os moradores e turistas que utilizam o transporte diariamente nas comunidades do Complexo do Alemão. 

O Teleférico tem 3,5 quilômetros de extensão e 152 gôndolas, com capacidade para transportar oito passageiros cada. Quaquá falou sobre o teleférico que será construído em Ponta Negra.

"- Estivemos no Complexo do Alemão verificando o funcionamento do sistema de teleféricos implantados no local. Dez mil pessoas são transportadas por dia pelo sistema. Estamos em estudos avançados para iniciar a implantação de sistema semelhante em Maricá. O nosso com víeis mais turístico, mas também servindo como alternativa para mobilidade urbana." Comentou Quaquá.

Projeto do Teleférico em Ponta Negra

A área da Galeta até o Farol de Ponta Negra, um dos pontos turísticos mais visitados de Maricá, vai ganhar um teleférico. O prefeito Washington Quaquá sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal em 2013 autorizando concessão de área pública pelo prazo de 25 anos, mediante licitação. Por decreto será delimitado o tamanho da área e a infraestrutura necessária para a implantação do empreendimento. 

Segundo a lei, o critério de julgamento do processo licitatório será a melhor proposta em razão da combinação dos critérios de maior oferta pela outorga com o de melhor técnica.

O projeto de arquitetura e de engenharia para implantação do teleférico deverá ser previamente aprovado pela prefeitura. A infraestrutura necessária à implantação do teleférico compreende estação de partida; bilheteria; lanchonete; parque para crianças; mirante; área de apoio para emergência; além de outros atrativos apresentados em projeto.

O prazo para a concessão poderá ser prorrogado por igual período pela administração pública. O Município ou a concessionária vencedora da licitação poderá adquirir áreas necessárias para a implantação do teleférico através de desapropriação. Caberá à prefeitura fiscalizar o serviço prestado e o poder público terá acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros da concessionária. 

A assessoria da prefeitura informou que a Secretaria de Turismo vai elaborar o projeto do teleférico e depois encaminhá-lo para a Câmara de Vereadores.

[caption id="attachment_60195" align="aligncenter" width="852"]
Projeto do Teleférico em Ponta Negra. (Foto :: Reprodução)

Projeto do Teleférico em Ponta Negra. (Foto :: Reprodução)

Projeto do Teleférico em Ponta Negra. (Foto :: Reprodução)[/caption]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp