11/04/2015 às 17h52min - Atualizada em 11/04/2015 às 17h52min

Procura do seguro desemprego cresce 150% em Maricá

O Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e a crise econômica que o Estado e o país atravessam, são os principais responsáveis pelo alto índice de desemprego no Rio de Janeiro. A situação no leste fluminense é mais crítica com as empresas contratadas pela Petrobras demitindo centenas de trabalhadores diariamente. Com isso, a busca pelo seguro desemprego é grande no Sistema Nacional de Emprego (SINE) dos municípios próximos às obras da estatal que está envolvida no escândalo da Operação Lava-Jato.

Em Maricá, o SINE que é administrado pela Secretaria Adjunta de Trabalho, está com grande movimento de atendimento. Em 2014, de janeiro a março, foram requeridos 475 pedidos de seguro desemprego e, no mesmo período em 2015, foram atendidos 1.130 desempregados, crescimento de quase 150%. Segundo a secretaria, o aumento se deve a grande demanda de segurados de outros municípios, como São Gonçalo, Itaboraí e Niterói, devido à dificuldade de agendamento nessas cidades.

Emprego

Quanto à oferta de vagas pelo SINE Maricá, ela é contínua e voltada, principalmente, para áreas de comércio e atendimento. As vagas mais demandadas são as de auxiliar de limpeza, atendente comercial, recepcionista, assistente administrativo, porteiro, vigia, vendedor, área de construção civil e comércio em geral (operador de caixa, repositor, açougueiro, padeiro, operador de loja e estoquista).

Carteira profissional

Os trabalhadores também estão encontrando dificuldades para tirar a carteira profissional. O SINE não está emitindo o documento porque o Ministério do Trabalho e Emprego lançou a versão digital  e os códigos de liberação ainda não foram enviados às secretarias municipais de trabalho para emissão. Os trabalhadores que tiverem urgência para tirar a carteira profissional, devem procurar o Ministério que fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, Centro do Rio.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp