21/04/2015 às 15h18min - Atualizada em 21/04/2015 às 15h18min

Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece opção de lazer junto à natureza

[caption id="attachment_63054" align="alignleft" width="300"]
Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece opção de lazer junto à natureza

Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece opção de lazer junto à natureza

Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece opção de lazer junto à natureza[/caption]

LEI SECA MARICÁ- O Parque Estadual da Serra da Tiririca oferece uma grande variedade de atrações para quem gosta de curtir a natureza.  São áreas com trilhas, sítios arquitetônicos. Os visitantes contam com orientação e apoio dos guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além do apoio das Unidades de Policiamento Ambiental (Upam).

Para a conduta consciente em unidades de conservação, os visitantes devem adotar uma série de cuidados e sempre procurar informação nos Centros de Visitantes situados nas sedes dos parques. A caminhada deve ser feita somente nas trilhas, evitando atalhos que são perigosos e degradam o ambiente. Levar materiais de primeiros socorros e informar imediatamente em caso de acidente são outras condutas recomendadas.

Durante os passeios também se deve deixar cada coisa em seu lugar e não riscar pedras ou troncos de árvores, além de observar os animais à distância, sem alimentá-los. Outras recomendações são não fazer fogueiras e levar todo o lixo produzido até um ponto de coleta.

Localizado no limite entre Niterói e Maricá, o Parque Estadual da Serra da Tiririca, com 3,4 mil hectares, tem várias áreas importantes para o lazer da comunidade, como o entorno da Laguna de Itaipu. Entre os pontos mais visitados estão os mirantes, como o de Itaipuaçu, que pode ser acessado por carro, com uma bela visão da Praia de Itaipuaçu e da baixada litorânea de Maricá. O Mirante do Alto Mourão, após uma caminhada de 1,7 mil metros, permite apreciar as praias litorâneas de Niterói, as lagoas de Itaipu e Piratininga e o Rio de Janeiro, do outro lado da Baía.

Quem preferir um pouco mais de esforço físico pode optar pela trilha da Pedra do Elefante, o ponto mais alto de Niterói, com 412 metros, que também é bastante utilizada por montanhistas para escalada e rapel. Nos limites do parque também existe o Caminho Darwin, com cerca de dois quilômetros, um trajeto em meio à vegetação de Mata Atlântica percorrido pelo naturalista Charles Darwin em 1812.

Serviço

Parque Estadual da Serra da Tiririca

Rua Domingues Mônica Barbosa, lote 4, s/nº - Recanto de Itaipuaçu – Maricá - RJ

Tel.: (21) 2638 4411

Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 8h às 17h, para visitação em trilhas; das 9h às 17h no setor administrativo. Acesso à Trilha do Costão: Para a sua segurança, solicita-se assinar o livro de visitantes, localizado no Posto de Recepção ao Visitante de Itacoatiara. Para grupos a partir de 10 pessoas, comunicar 10 dias antes da visita a administração do Parque.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp