07/05/2015 às 10h49min - Atualizada em 07/05/2015 às 10h49min

Moradores de diversos bairros de Maricá reclamam da coleta regular de lixo

[caption id="attachment_64215" align="alignleft" width="300"]
Moradores de diversos bairros de Maricá reclamam da coleta regular de lixo. (Foto :: Vanessa Costa)

Moradores de diversos bairros de Maricá reclamam da coleta regular de lixo. (Foto :: Vanessa Costa)

Moradores de diversos bairros de Maricá reclamam da coleta regular de lixo. (Foto :: Vanessa Costa)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Ver os sacos de lixo empilhados na lixeira em frente à residência é algo que deixa qualquer cidadão irritado. Moradores de vários bairros de Maricá reclamam que a coleta regular de lixo orgânico não está acontecendo conforme o roteiro divulgado pela Prefeitura. 

Segundo Maria Bazanella, moradora da Avenida A, em Inoã, a coleta não acontece conforme o cronograma, “tá desregulado”. Ela explicou que, para amenizar o problema, ela e os vizinhos estão fazendo um sistema de “rodízio” com o lixo: colocam o lixo na lixeira no domingo à noite esperando que o caminhão passe na segunda, mas quando não passa, recolhem o lixo para um canto do lote até a noite de terça-feira e então colocam na lixeira novamente, esperando que o caminhão passe na quarta, e assim sucessivamente. “- Não gosto de ver o lixo exposto na frente da minha casa, nem das dos vizinhos. Fica feio e é anti-higiênico. Junta ratos e baratas, que vem dos lotes vazios atraídos pelos sacos de lixo parados no local”, reclamou.

Maria explicou que mora há mais de um ano no bairro e que nos últimos meses já ficou mais de semana sem o recolhimento do lixo. “- E não estava chovendo, nem nada”, frisou. Esta semana o caminhão passou na segunda-feira, mas Maria teme que só volte a haver coleta na sexta. “- Com esse calor as coisas ficam piores, o mau-cheiro atrai todo tipo de insetos e roedores”, observou.  

A moradora Vanessa Costa, da Rua Catete no bairro de Jacaroá, também reclama da coleta de lixo irregular. "- Não temos mais espaço para colocar o lixo, estamos deixando guardado em casa porque não tem mais lugar para colocar e se colocarmos no chão os cachorros rasgam e fica aquela bagunça nojenta, ainda mais com este tempo instável!" Contou Vanessa.

Cobrança da taxa

A moradora Fernanda da Silva, residente de São José, confirmou as reclamações de Maria, e lembrou que a cobrança da taxa de lixo no bairro é referente ao recolhimento de três vezes por semana, mas que na prática isso não acontece. Segundo ela, os moradores estão no prejuízo.  

Desde 2013, os moradores de Maricá são obrigados a pagar uma taxa de lixo que já vêm sendo descontada diretamente no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp