11/05/2015 às 02h57min - Atualizada em 11/05/2015 às 02h57min

Solidariedade em prol do bem-estar dos animais domésticos em Maricá

[caption id="attachment_64533" align="alignleft" width="300"]
Solidariedade em prol do bem-estar dos animais domésticos em Maricá. (Foto :: Diário do Leste)

Solidariedade em prol do bem-estar dos animais domésticos em Maricá. (Foto :: Diário do Leste)

Solidariedade em prol do bem-estar dos animais domésticos em Maricá. (Foto :: Diário do Leste)[/caption]

Sábado, a Praça Orlando de Barros Pimentel, no centro de Maricá, recebeu pela manhã mais uma edição da Campanha de Adoção de Animais. O projeto, desenvolvido pela secretaria de proteção animal do município, busca encontrar um lar saudável para cães e gatos que viviam em situação de risco, abandonados nas ruas, ou filhotes sem dono.  Com mais de um ano e três meses de execução, a campanha ocorre todo primeiro sábado do mês na mesma praça. A campanha conta com o apoio do grupo de escoteiros 66 Ninho das Águias.

Adriana Barbuda, analista, e seu filho Artur, de 11 anos, foram ao local encontrar o novo hóspede de sua casa. E não vai faltar companhia para o filhote. A família do cãozinho adotado por eles possui 5 cachorros, 18 galinhas, 12 codornas e, se pudesse, teria muito mais.

Segundo a analista, a presença de animais em casa é um benefício para o bem-estar da família.

“A gente aprende muito com os animais. É uma amizade que não tem preço. O bicho não te pede nada em troca. Basta você alimentar ele, dar carinho e um lar saudável que ele vai te retribuir com amor verdadeiro e puro”, declarou.

Felipe Martins, designer do jornal Diário do Leste, sucursal Maricá, também aproveitou a oportunidade para dar um lar a um filhote de dois meses. O cãozinho terá que disputar o espaço e o carinho entre três gatas e um gato em sua casa.

“Lá em casa nós já queríamos adotar um novo animal, mas minha mãe não estava querendo muito. Vamos ver se o Vira (lata) vai amolecer o coração dela”, brincou.

Marcello Vianna é o secretário encarregado por desenvolver a Campanha de Adoção de Animais de Maricá. O que antes era uma feira tornou-se um motivo para  a adoção dos bichos sem destino da cidade, exaltado no slogan: “Amigo de verdade a gente não compra, adota.” De acordo com ele, a feira motivou diversos setores do Poder Público, como a própria Câmara de Vereadores e a Prefeitura.

“Hoje temos muitos parceiros, como comerciantes, moradores, escoteiros e quem tenta ajudar com ração e suprimentos para os animais. Nós temos responsabilidade com os animais. Agora buscamos recolher e oferecer para adoção também”, esclarece o secretário.

Castração gratuita

Em busca de prevenir o abandono de animais, o secretário de proteção animal já declarou que em breve entrará em ação um projeto de castração gratuita na cidade por meio de uma unidade móvel.

“Iremos às residências, informando da importância de castrar seus animais e cadastrando os donos interessados. Nossa meta é de ter, pelo menos, 20 castrações diárias.”

Haverá, ainda, campanhas de conscientização que incluem palestras nas escolas para que as crianças entendam os cuidados necessários com os animais e, com isso, passem a disseminar esse aprendizado para suas famílias e amigos. A ação será viabilizada através da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, que disponibilizará recursos para que um carro seja adaptado, e a de Saúde, para medicamentos e insumos.

Por Tadeu Goulart - Diário do Leste


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp