20/05/2015 às 14h34min - Atualizada em 20/05/2015 às 14h34min

Maricá terá fim das transmissões analógicas da TV aberta em 27 de Novembro de 2016

[caption id="attachment_65294" align="alignleft" width="300"]
Maricá terá fim das transmissões analógicas da TV aberta em 27 de Novembro.

Maricá terá fim das transmissões analógicas da TV aberta em 27 de Novembro.

Maricá terá fim das transmissões analógicas da TV aberta em 27 de Novembro.[/caption]

LEI SECA MARICÁ- A partir desta quinta-feira, 21, os moradores da cidade de São Paulo e de mais 27 municípios começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta, previsto para ocorrer em 15 de maio de 2016. Em Maricá, o desligamento ocorrerá em 27 de Novembro de 2016.

Os telespectadores que recebem o sinal analógico verão nas suas telas, em alguns momentos do dia, o símbolo da televisão analógica (inicialmente a letra "A", que depois se abre, formando a palavra "Analógico"), acompanhado de uma mensagem de alerta sobre o futuro desligamento desse tipo de transmissão no dia 15 de maio de 2016.

Esses alertas fazem parte de uma campanha obrigatória dos radiodifusores, determinada por Portaria do Ministério das Comunicações.

Com o desligamento do sinal analógico no ano que vem, a programação da TV aberta estará disponível aos telespectadores dessa região tão somente em formato digital, que oferece maior qualidade de som e imagem. A digitalização da TV aberta traz ainda outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade.

Dois meses antes da data prevista para o desligamento, haverá também uma indicação fixa com a contagem regressiva para o desligamento no alto da tela.

As pessoas que visualizarem o "A" e a tarja em suas telas devem tomar providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital.

Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa, até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção da TV Digital.

Se a televisão é nova e contiver um conversor de TV Digital integrado, poderá ser preciso providenciar a antena adequada para a recepção neste formato, caso o domicílio ainda não tenha.

A grande maioria dos modelos mais novos de TV, ditos de tela fina (plasma, LCD, LED etc.), já possui um conversor de TV digital integrado, mas é recomendável consultar o manual do produto para ter certeza.

Em caso de dúvidas, o telespectador poderá procurar informações em uma página especial sobre o assunto na internet (www.vocenatvdigital.com.br) ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico (o número é 147).

A página e a central de atendimento são da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), associação responsável por auxiliar os brasileiros a compreender as providências que devem ser adotadas para permitir que todos possam continuar assistindo à TV aberta em seu formato digital.

Essa associação é formada por empresas de telecomunicações que utilizarão a faixa de radiofrequência hoje ocupada pela TV analógica para a prestação de serviços móveis de quarta geração.

A faixa de radiofrequência (700 MHz) será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no Brasil, que desde 2013 é prestado na radiofrequência de 2,5 GHz.

Há um cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta que vai até 2018, de modo que todo o País passará por este processo.

Em 2016, por exemplo, o cronograma inclui Distrito Federal e cidades próxima (abril) e as regiões metropolitanas de São Paulo (maio), Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). Em Rio Verde e na região do Distrito Federal a campanha obrigatória dos radiodifusores está em andamento.

Conheça o calendário de desligamento previsto na Portaria 481/2014 do Ministério das Comunicações. (Clique Aqui)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp