24/05/2015 às 16h23min - Atualizada em 24/05/2015 às 16h23min

Praia de Jaconé é tombada pelo Governo do Rio

[caption id="attachment_65629" align="alignleft" width="300"]
Praia de Jaconé é tombada pelo Governo do Rio.

Praia de Jaconé é tombada pelo Governo do Rio.

Praia de Jaconé é tombada pelo Governo do Rio.[/caption]

LEI SECA MARICÁ - Ameaçada por projetos de grande porte, a Praia de Jaconé, em Maricá, foi tombada por decreto do Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão. A informação foi divulgada neste domingo, 24, na coluna do Jornalista Ancelmo Gois, do Jornal O Globo.

De acordo com o jornalista, a praia foi tombada por trata-se de um sítio arqueológico e biológico de grande valor cientifico, descoberto pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882), o autor da teoria da evolução da espécie. 

O beachrock de Jaconé foi identificado pelo naturalista, então com 23 anos de idade, em 9 de abril de 1832. Com o passar dos anos e com pesquisas arqueológicas realizadas na região foram descobertos seixos de beachrock nos sambaquis da Beirada e de Moa, mostrando que este material já era conhecido do homem pré-histórico há mais de 4000 anos A.P.

É inegável seu valor e que se constitui em patrimônio geológico, seja por sua importância histórica e cultural, seja pelas informações geológicas que pôde fornecer.  Os beachrocks constituem-se como patrimônio geológico do tipo geomorfológico, sedimentar, paleoambiental, petrológico, além de arqueológico e contextualizado na história da ciência, além de importância internacional e valor científico, cultural, didático e ecológico.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp