11/07/2015 às 13h37min - Atualizada em 11/07/2015 às 13h37min

No inverno, tempo de pipa é hora também de perigo

[caption id="attachment_69922" align="alignleft" width="300"]
A prática juvenil pode colocar a vida de motociclistas em risco e causar acidentes de trânsito.

A prática juvenil pode colocar a vida de motociclistas em risco e causar acidentes de trânsito.

A prática juvenil pode colocar a vida de motociclistas em risco e causar acidentes de trânsito.[/caption]

Julho pode ser um período normal para muitos. Mas para as crianças, pré-adolescentes e adolescentes, a época significa férias escolares e tempo de brincadeiras. Já os pais precisam ser cuidadosos e ficarem atentos aos brinquedos utilizados pelos filhos. Muitas vezes o que pode parecer inofensivo traz grandes riscos, como é o caso da cafifa ou pipa. Se a linha tiver vidro moído com cola, o famoso cerol, ou ainda a linha chilena, a brincadeira pode virar caso de polícia.

A prática juvenil pode colocar a vida de motociclistas em risco e causar acidentes de trânsito. Condutores de motocicletas temem se enroscar nas linhas e tombar na via, podendo o acidente ser fatal.

A brincadeira oferece riscos ainda à criança que esteja soltando pipa fora dos limites de sua residência. As ruas e avenidas dos bairros, com pouca estrutura de lazer para atender a população, fazem com que esses jovens se aventurem pelas ruas podendo, inclusive, serem atropelados, já que se movimentam na maior parte do tempo olhando para o céu.

De acordo com a Ampla, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Maricá, Niterói em São Gonçalo, soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Com o uso de cerol, a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre pode ser cortada, transferindo a corrente elétrica. Em caso de acidentes, a população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo.

De acordo com a Polícia Militar, soltar cafifa com cerol é crime e quem for pego, pode ter que responder na justiça.

“Qualquer jovem que for pego utilizando o item será encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Se for maior, levaremos à outra delegacia.”, disse o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel André Belloni, ressaltando que a unidade irá distribuir em pontos estratégicos das RJs 104, 106, 126 e 116, panfletos educacionais para orientar a população sobre os perigos da cafifa, entre outros. “A fiscalização aumenta nessa época de forma geral, devido as férias. Muitas das crianças vão soltar pipas e precisamos estar atentos a esse problema. Além disso, o número de denúncias com relação ao cerol também aumentam”, finalizou.

Por Guilherme Peixe


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp