27/07/2015 às 15h23min - Atualizada em 27/07/2015 às 15h23min

Exames práticos do Detran começam em agosto em Maricá; Primeira data está esgotada

Datas foram liberadas para o sistema das autoescolas. Mudança vai beneficiar mais de 800 alunos mensalmente.

[caption id="attachment_71410" align="alignleft" width="300"]
Exames práticos do Detran começam em agosto em Maricá; Primeira data está esgotada

Exames práticos do Detran começam em agosto em Maricá; Primeira data está esgotada

Exames práticos do Detran começam em agosto em Maricá; Primeira data está esgotada[/caption]

O mês de agosto chega com sabor de vitória para instrutores, alunos e motoristas de Maricá. É que a partir do dia 13 começam os exames práticos para motorista e motociclista, aplicados na pista da Barra de Maricá. O local até o momento é apenas usado para treino. Contudo, com a intervenção das autoescolas da cidade e do Coordenador de Transportes da EPT (Empresa Pública de Transportes), Rony Peterson, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro aprovou o uso do espaço e já determinou o início de seu funcionamento.

O primeiro horário será às 8h, com avaliação até às 12h. Segundo instrutores de autoescolas, cada centro de formação de condutores pode inscrever até cinco alunos por hora. E só nessa data todas as vagas já foram preenchidas, equivalendo a 25 inscrições para o exame prático de motorista. As provas duram cerca de 10 minutos por aluno e, dependendo do número de candidatos a motorista, poderão ser feitas em dois dias da semana. As provas para motociclistas, motoristas de ônibus e caminhões são em datas separadas.

Segundo o instrutor Nelmo Cabral, que trabalha na Autoescola Ômega, boa parte dos alunos está confiante na aprovação.

"Eles estão achando que vai ser mais fácil. É um trajeto que eles já conhecem e na cidade deles. O que contribui para isso também é que a pista fica a 15 minutos do centro e não em Itaboraí mais", apontou.

Na autoescola já existe uma expectativa de aumento das matrículas assim que a notícia da nova área de exames se espalhou. Porém, o interesse é claro, já que alguns moradores de Maricá deixavam de fazer as aulas de direção por conta das dificuldades de se realizar a prova em outra cidade.

ENTENDA O CASO

A novela da pista de exames práticos do Detran começou em 2009, quando instrutores das oito autoescolas da cidade se mobilizaram em busca de uma pista de treino. O local encontrado, no bairro da Barra, foi aprovado pelo prefeito Washington Quaquá para uso. Logo após, os instrutores viram que o local poderia comportar os próprios exames do departamento, que até o momento eram realizados em Itaboraí, distante 30km da cidade litorânea.

Após intervenção de Rony e das autoescolas técnicos do setor de aprendizagem do Detran visitaram a cidade e aprovaram o local para exames. Com isso, a pedido dos instrutores e donos de autoescolas, Quaquá assinou um documento que autorizava a utilização do local para as provas. Dessa forma, o Detran entendeu como necessário e justo o pedido dos maricaenses, que eram prejudicados pela distância e estresse do trajeto.

Quanto ao exame teórico do Detran continua sendo feito em Niterói, mas a diretoria de habilitação não afasta a possibilidade de ser praticado brevemente em Maricá.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp