10/09/2015 às 15h05min - Atualizada em 10/09/2015 às 15h05min

BRT Maricá-Tribobó foi tema do congresso internacional de transportes

[caption id="attachment_75313" align="alignleft" width="300"]
BRT Maricá-Tribobó foi tema do congresso internacional de transportes. (Foto :: Divulgação - Tv Globo)

BRT Maricá-Tribobó foi tema do congresso internacional de transportes. (Foto :: Divulgação - Tv Globo)

BRT Maricá-Tribobó foi tema do congresso internacional de transportes. (Foto :: Divulgação - Tv Globo)[/caption]

LEI SECA MARICÁ- Empresários que administram linhas de ônibus vão apresentar ao Governo do Estado um projeto de construção de nove corredores de BRT na Região Metropolitana do Rio. Quatro deles em Niterói, Maricá e São Gonçalo, um na Ponte Rio-Niterói e quatro na Baixada Fluminense.

Os projetos foram apresentados durante um congresso internacional de transportes, realizado no Rio. Representantes de cidades como Londres e Paris mostraram como o problema da mobilidade urbana foi tratado em cada local.

No projeto para o Rio, em Niterói e São Gonçalo, os três corredores farão as ligações entre BR-101 e terminal de Manilha; terminal Araribóia e terminal Alcântara; e Tribobó e Maricá.

Com o BRT de Maricá, o passageiro deverá embarcar na RJ-106 e descer em Tribobó, na RJ-104. De Tribobó, embarcaria em um novo BRT em direção a Niterói ou ao Centro do Rio de Janeiro.

Já na Baixada, os BRTs ficarão na Via Light e Via Dutra. O terceiro vai ligar Belford Roxo a Duque de Caxias. O quarto vai ligar a Baixada até Petrópolis.

“O estado está estudando os projetos. Entende que o BRT pode ser uma opção. Uma opção interessante. Porém no leste metropolitano a prioridade é BRT com a Linha 3 do metrô e na Baixada Fluminense. O BRT conectando os trens e os BRTs do município do Rio de Janeiro”, explicou Carlos Roberto Osório, secretário estadual de transportes.

Especialistas, no entanto, alertam que o BRT traz apenas um alívio imediato.

“Pelas características da demanda, os estudos mostram que o metrô é a melhor alternativa. O BRT pode até entender em parte por pouco tempo esta demanda. Mas ele não é permanente ele em breve tempo irá se esgotar”, explicou o professor Rojas, da UERJ.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp