24/05/2012 às 04h07min - Atualizada em 24/05/2012 às 04h07min

Convênio de próteses com a Pestalozzi inicia atendimento em Maricá

Divulgação - O convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maricá e a Pestalozzi-Niterói em março deste ano para a confecção de órteses (aparelhos de apoio) e próteses (aparelhos de substituição de membros) já está produzindo frutos. Uma equipe composta de uma fisioterapeuta, um técnico em órteses e próteses e um auxiliar administrativo esteve hoje (23/05) na cidade para iniciar os serviços oferecidos pelo convênio.

O Sistema Único de Saúde (SUS) arca com as despesas do convênio, que tem custo zero para o município. O trabalho de moldagem dos aparelhos atendeu crianças e jovens, na Associação Pestalozzi de Maricá. Presentes à abertura dos trabalhos, a secretária de Assistência Social, Laura Vieira da Costa, a presidente da Pestalozzi-Maricá, Maria Aparecida de Carvalho Siqueira, e a coordenadora da Oficina de Órteses e Próteses da Pestalozzi, Ana Paula Ferreira. Segundo a coordenadora, a oficina atende atualmente 44 municípios fluminenses.

Isabele dos Reis Clemente levou o filho Eric, de seis anos, para uma revisão nas órteses de suas pernas. Eric, que tirou molde para novos aparelhos, teve a locomoção comprometida por uma parada cárdio-respiratória com apenas algumas semanas de vida. Não andava e não sentava na cama. Hoje, depois das órteses, é um menino esperto e falante, que brinca e ri com os coleguinhas do 1º ano da Educação Infantil (Alfabetização), da E.M. Walter Guedes, no Retiro.

Recuperação
O pequeno Lucas Daniel, de apenas três meses, foi levado por sua mãe, Daniela dos Santos Reis, irmã de Isabele, também para uma revisão. A mãe informou que Lucas nasceu com o fêmur deslocado da bacia ilíaca e que os especialistas indicaram o uso de um Colete de Palvik, que será periodicamente revisado ou trocado por outro aparelho, conforme o desenvolvimento da criança e a redução do problema. “Este tipo de caso acontece por uma gestação complicada, mas tem solução. Aos poucos, o osso volta ao lugar e é reinserido na bacia. A criança cresce muito rápido, por isso é preciso um acompanhamento constante para que sejam usados aparelhos adequados na correção do problema”, diz a coordenadora da Pestalozzi-Niterói, Ana Paula.


Atendimento local
Segundo a subsecretária municipal de Políticas para o Deficiente, Viviane Assumpção, o convênio atenderá todos os inscritos da Secretaria de Assistência Social. “O programa é permanente. Estamos centralizando o atendimento dos moldes em Maricá, para facilitar a acessibilidade dos beneficiários do programa. De acordo com a demanda e a dificuldade de acesso, o beneficiário fará, sempre que possível, molde de novo aparelho aqui em Maricá. A adaptação dos aparelhos e sua revisão será feita na oficina da Pestalozzi-Niterói".

Para acesso ao programa, o candidato ou responsável tem de apresentar encaminhamento com laudo médico (diagnóstico), original e Xerox de Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência e Cartão do SUS. A Secretaria Municipal de Assistência Social fica na Rua Domício da Gama, 386, Centro. Os telefones são 2637-3648 e 3731-2287. A Pestalozzi-Maricá fica na Rua Álvares de Castro, 1065, em Araçatiba. Fotos: Fernando Silva

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp