14/01/2013 às 20h19min - Atualizada em 14/01/2013 às 20h19min

Cedae apresenta novo projeto para solucionar falta de água em Maricá

Empresa diz que vai construir estação de tratamento para ampliar captação de água em no máximo um ano

prefeito Washington Quaquá se reuniu, na manhã desta
segunda-feira (14/01), com representantes da companhia e
cobrou ações para a solução definitiva dos problemas.
(Foto :: Divulgação | Paulo Polônio)
Após declarar que vai suspender o contrato da Cedae caso a empresa não resolva a crise no abastecimento de água em Maricá, o prefeito Washington Quaquá se reuniu, na manhã desta segunda-feira (14/01), com representantes da companhia e cobrou ações para a solução definitiva dos problemas.

No encontro, a Cedae apresentou um novo projeto para suprir a carência de água na região central da cidade em no máximo um ano. A solução, segundo a companhia, será a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na Serra do Lagarto, região de Maricá que fica próxima à divisa com Itaboraí. A estação vai custar cerca de R$ 70 milhões e levará a água por gravidade da serra até o Silvado – onde já é feita a captação que abastece parte do município. Ainda segundo a Cedae, o projeto já está aprovado no Ministério das Cidades e aguarda agora a liberação de recursos.

Com a captação ampliada no Silvado, a capacidade de fornecimento de água em Maricá será maior, mas, segundo o prefeito, a cidade também precisa de novas redes de distribuição. “Temos outra questão, que são os pontos da cidade que sequer são atendidos, como a região de São José de Imbassaí”, ressaltou. Em resposta, a Cedae antecipou na reunião que a segunda fase do novo projeto prevê o assentamento de rede e a chegada da água a toda a cidade, num prazo máximo de três anos. Como estão em andamento obras da companhia nas duas extremidades de Maricá, em Itaipuaçu e em Ponta Negra, todo o território será atendido após a conclusão das três frentes de obra.

Abaixo assinado terá continuidade
O prefeito Washington Quaquá também reafirmou hoje que o abaixo-assinado para cobrar da Cedae os compromissos de investimento terá continuidade e que a participação popular será imprescindível para que as novas obras sejam de fato executadas. “O abaixo assinado está de pé e eu farei dele uma bandeira da população de Maricá. O serviço de água tem que ser de qualidade e acompanhar o desenvolvimento que tanto buscamos para a cidade”, declarou.

Um documento detalhando o novo projeto da Cedae foi entregue pelo diretor de Interior da companhia, Heleno Silva, à Assessora Especial de Saneamento Ambiental, Luciana Andrade, que acompanhou a reunião ao lado do prefeito.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp