17/01/2013 às 17h03min - Atualizada em 17/01/2013 às 17h03min

Perto do fim a novela sobre a falta de coleta de lixo em Maricá

Contratada em caráter emergencial, a empresa Kat Entulho Transporte de Entulhos, de Niterói, assumiu a coleta de lixo em Maricá.

Leitores enviaram ao LSM o Lixo está espalhando em
diversas  partes de Maricá
( Foto :: Internauta | Fátima Ferreira)
A novela sobre a falta de coleta de lixo pode estar chegando ao fim em Maricá. A prefeitura informou que foi contratada em caráter emergencial, a empresa Kat Entulho Transporte de Entulhos, de Niterói, assumiu a coleta de lixo em Maricá. A empresa já está operando nas ruas, em substituição à Thalis, cujo contrato foi rescindido no último dia 4/01 pela má qualidade do serviço. A Kat ficará atuando em Maricá durante a vigência do contrato emergencial, válido por 180 dias.

A empresa foi uma das três companhias que apresentaram propostas para assumir a gestão desse serviço – conforme prevê o artigo 26 da lei 8.666, que trata de licitações públicas  - e o contrato inclui ainda a varrição das ruas e a limpeza das praias. O preço oferecido para a Prefeitura foi o menor, para proporcionalmente o mesmo volume de lixo coletado total contemplado no contrato anterior, que era em torno de 30 mil toneladas. O valor novo, vale ressaltar, é inferior ao que a Prefeitura vinha pagando à empresa anterior, e vai gerar uma economia mensal para os cofres públicos de cerca de R$ 60 mil. O contrato também conta com uma cláusula resolutiva, que prevê o encerramento imediato assim que a licitação pública, já em processo de preparação, for concluída.

A Kat entrou em ação de imediato e seus veículos já podem ser vistos rodando no município. Ao todo, a frota contará com 12 caminhões em operação diariamente, com mais dois de reserva técnica – como exige o contrato. Além disso, 12 motoristas e 36 ajudantes atuarão no serviço, em turnos de segunda a sábado, das 6h às 21h.  Para o lixo residencial, as rotas de coleta serão mantidas e o cronograma continuará prevendo o recolhimento em três dias da semana.  A frota é composta ainda de dois basculantes, uma retroescavadeira, um trator de esteiras, uma pá carregadeira e três caminhões de sucção, conhecidos como Vacol – além de outros equipamentos.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp