08/12/2012 às 11h00min - Atualizada em 08/12/2012 às 11h00min

Bombeiros protagonizam cena de ação no Costão da Praia de Itacoatiara

Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros de Itaipu simula acidente com aeronave durante treinamento e ‘falso’ resgate utiliza lancha, botes, jets skis e até helicóptero

A ação contou com 45 homens do Corpo de Bombeiros
e um helicóptero foi utilizado. (Foto: Guto Maia)
Priscilla Aguiar - Quem passou próximo ao Costão da Praia de Itacoatiara, em Niterói, na manhã da última quinta-feira (05), se surpreendeu com uma grande movimentação. O local foi palco para um simulado de salvamento combinado em ambiente montanhoso e marítimo. O treinamento foi realizado pelo 4º Grupamento Marítimo – Itaipu do Corpo de Bombeiros Militar. O evento encerrou o período de Normas de Planejamento e Condutas para Operações e Instruções de 2012, iniciado em março.

Foi simulada a colisão de uma aeronave no Costão. No treinamento, uma vítima foi resgatada do Costão com a ajuda de sete bombeiros que utilizaram cordas. Na base, um posto de comando com uma equipe médica e de enfermagem aguardava para realizar os primeiros socorros.

Outras quatro vítimas foram resgatadas com a ajuda de três jet skis do 4º Gmar, que foram inaugurados na quinta-feira, um bote também do 4º Gmar, uma lancha do 1º Gmar (Botafogo) e um helicóptero Águia do Grupamento de Operações Aéreas (Goa).

O objetivo da simulação foi treinar militares incumbidos de atender emergências desse porte e, de acordo com o subcomandante do 4º Gmar, Fernando Dapazio, responsável pelo simulado, o treinamento foi um sucesso. “Foi um sucesso. Estávamos no dia a dia nos planejando para que pudéssemos fazer um treinamento o mais próximo do real possível e conseguimos. Toda a equipe está de parabéns”, disse.

O comandante do 4º Gmar, coronel Alexandre Belchior, também ficou muito satisfeito com o resultado da simulação. “Se fosse para eu dar uma nota daria 11. Fiquei só de espectador observando tudo, e a equipe está realmente de parabéns”, disse. A ação contou com cerca de 45 militares, que simularam desde a chegada das equipes ao local às 10h até o termino do salvamento de vítimas às 10h35.

Os militares treinaram salvamento no Costão. (Foto: Guto Maia)

Sobre o Verão o coronel Alexandre Belchior afirmou que “a população de Niterói também poderá ficar tranquila. Contamos agora com três Jet Skis e iremos trazer três tendas temporárias de guarda-vidas. A previsão é de que elas sejam instaladas em Itaipu, Piratininga e Camboinhas. Maricá também contará com as tendas nas praias de Ponta Negra e Itaipuaçu.

Com informações do Jornal O Fluminense

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp