18/12/2012 às 20h35min - Atualizada em 18/12/2012 às 20h35min

‘Operação Sorriso’ fecha clinicas odontológicas no Centro de Maricá

Três foram detidos acusados de exercício ilegal da profissão durante operação
‘Operação Sorriso’ fechou duas clínicas odontológicas no Centro de Maricá

Produtos com prazo de validade vencidos foram encontrados
no interior da clínica ( Foto :: LSM Notícias)
EXCLUSIVO LSM - Da Redação :: Romário Barros – A 'Operação Sorriso' em conjunto do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO/RJ), da Vigilância Sanitária e da Polícia Civil de Maricá, realizou nesta terça-feira (18) o flagrante de casos de exercício ilegal da profissão de dentistas em duas clinicas odontológicas, localizadas no Centro do município, no entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares.

De acordo com agentes do Conselho Regional de Odontologia uma denúncia anônima os levou até os locais denunciados. Uma dentista foi detida por não possuir diploma e carteira da profissão. Foram encontradas também em uma das clínicas, material descartável que era reutilizado, material com prazo de validade vencido e falta de higiene no local de trabalho.

Os fiscais da vigilância sanitária que acompanharam a ação constataram que os locais não possuíam alvará sanitário e que tinha falta de condições de higiene, e por este motivo foi interditado.

Foi constatada também a falta de alvará para funcionamento das clínicas. Três pessoas foram detidas e encaminhadas para a delegacia de Maricá (82ªDP). De acordo com o Delegado Titular da delegacia de Maricá, José William de Medeiros, o trio vai responder por exercício ilegal da profissão.  “Aqueles que exercem a odontologia sem possuir a formação para isso estão praticando o exercício ilegal da profissão, crime previsto no art. 282 do Código Penal Brasileiro, sendo que o infrator poderá ser punido criminalmente, com uma pena de 6 meses a 2 anos de cadeia". Disse.

Duas clínicas foram fechadas no Centro de Maricá
( Foto :: LSM Notícias)

O CRO/RJ quer conscientizar a população no sentido de ajudar a fiscalizar o exercício ilegal da profissão. "Falsos dentistas possuem consultórios dentários precários, sem condições de higiene, expondo pessoas ao contágio de doenças graves. E somente com uma operação conjunta é que conseguiremos combater os falsários", alerta um dos coordenadores de fiscalização. Ele esclarece que para exercer a odontologia é preciso que o profissional estude em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp