06/09/2016 às 09h46min - Atualizada em 06/09/2016 às 09h46min

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

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Os bancários de todo o país entram hoje em greve, por tempo indeterminado. A paralisação afeta também as agências do Município de Maricá. Embora não fale em percentuais, a expectativa do Sindicato dos Bancários do Rio é de grande adesão. Por isso, o LSM mostra os canais alternativos para os correntistas usarem os serviços (confira abaixo). Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancários decidiram parar após cinco rodadas de negociações sem sucesso. A categoria queria uma reposição da inflação de 9,57%, referente aos últimos 12 meses, mais 5% de ganho real. Os bancos, porém, propuseram 6,5% de aumento mais um abono de R$ 3 mil. Por meio de nota, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) afirmou que, com o abono, o reajuste ultrapassaria a inflação e que a proposta inclui Participação nos Lucros e Resultados, além de aumento nos valores dos auxílios alimentação e refeição, que passariam para R$ 523,48 e R$ 694,54, respectivamente. Os bancos alegam ainda que o piso salarial dos funcionários dos caixas iria de R$ 2.669,45 para R$ 2.842,96. Os bancários, no entanto, querem que os auxílios alimentação e refeição sejam de R$ 880 cada, e que o piso salarial seja de R$ 3.904,24, valor do salário mínimo ideal calculado pelo Dieese. OS CANAIS ALTERNATIVOS DE ATENDIMENTO Caixas eletrônicos Por esse canal, é possível pagar ou agendar o pagamento de contas não vencidas, sacar e fazer depósitos em dinheiro ou cheque, além de transferências e saques de benefícios sociais. Vale lembrar que as retiradas noturnas são limitadas a R$ 300. Os valores para saques diurnos variam de acordo com cada instituição financeira. Também é possível bloquear e desbloquear cartões, tomar empréstimo pessoal (CDC) e solicitar débito automático. Internet banking O canal permite consultar saldo, extratos, lançamentos futuros e aplicações, além de pagamento de boletos e de faturas de concessionárias de serviços públicos, como água, luz, gás e telefone. Também estão disponíveis serviços como transferências, incluindo TED e DOC, solicitação e desbloqueio de talão de cheques, consultas, pedidos e cancelamentos de débito automático e empréstimos. Mobile banking Pelo smartphone, é possível consultar saldos, verificar extratos e contas de investimentos, e pagar contas, inclusive via Débito Direto Autorizado (DDA), entre outros serviços. É necessário verificar, junto ao banco, a necessidade de cadastramento de senha para realizar as transações via mobile banking. Por telefone Os bancos oferecem serviço telefônico pelo qual o cliente pode esclarecer dúvidas e realizar operações. Os números do Itaú são 4004-4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-970-4828; Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-729-0001; Bradesco: 4002-0022 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-570- 0022; Caixa Econômica Federal: 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-726-0505; Santander: 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-702- 3535. Correspondentes Estabelecimentos credenciados, como mercados, lotéricas e postos do Correios funcionarão normalmente. Neles, é possível pagar contas de serviços públicos, por exemplo.
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