publicidade 1200x90
04/04/2016 às 11h05min - Atualizada em 21/04/2016 às 11h07min

IFF Campus Maricá inicia ano letivo 2016 com diversas atividades

[caption id="attachment_91503" align="aligncenter" width="768"]

programação da Semana de Recepção dos estudantes contou com diversas atividades de reconhecimento do campus e de integração da comunidade acadêmica. (Foto :: Divulgação)

programação da Semana de Recepção dos estudantes contou com diversas atividades de reconhecimento do campus e de integração da comunidade acadêmica. (Foto :: Divulgação)

programação da Semana de Recepção dos estudantes contou com diversas atividades de reconhecimento do campus e de integração da comunidade acadêmica. (Foto :: Divulgação)[/caption]

O ano letivo 2016 do campus avançado Maricá foi iniciado na segunda-feira, dia 28 de março, com uma programação especial, que envolveu alunos e servidores, e se estendeu durante toda a semana. Os estudantes foram recepcionados pela diretora geral, Fernanda Rabelo, e pela diretora geral eleita, Regiane Costa.

 As professoras falaram sobre a importância dos Institutos Federais para a educação no país, destacando o potencial do campus Avançado Maricá para a comunidade maricaense, por meio de suas atividades e intervenções mediadas pelo ensino, pesquisa e extensão. Em seguida, os estudantes foram apresentados aos servidores do campus e receberam informações sobre a composição do IFFluminense, sua estrutura multicampi, setores organizacionais, e sobre as demandas do Curso Técnico Integrado em Edificações.

 Na terça-feira, dia 29, os novos alunos assistiram às apresentações da direção e coordenação de Pesquisa e Extensão do campus. “O objetivo foi promover a familiarização dos estudantes com o tripé ensino-pesquisa-extensão, mostrando sua relevância para a formação integral. Também apresentamos algumas ações e pesquisas realizadas pelos projetos no ano de 2015, e que fora estendidos para o ano de 2016”, afirma a diretora Fernanda Rabelo. Após as apresentações, os alunos participaram de uma sessão de cine-debate, com exibição dos filmes "O Menino e o Mundo", "A Onda" e o filme brasileiro "As melhores coisas do mundo".

 No dia 30 de março os alunos participaram da atividade “Mapa da Vida”, que consistiu na produção de cartazes com fragmentos artísticos sobre os seus sonhos, seus anseios e as suas perspectivas para novo ano letivo que se inicia. Os cartazes foram expostos nos espaços de convivência do campus. Em seguida, foi realizada a apresentação do Projeto Integrador, disciplina que busca a integração do conhecimento por meio da participação dos docentes do campus, despertando para a necessidade de religar os saberes populares e as áreas do conhecimento, considerando a problematização do cotidiano multifacetado e dinâmico.

 A Semana de Recepção prosseguiu na quinta-feira, dia 31, com apresentação do funcionamento do campus, seus setores e servidores responsáveis pela vida escolar, seguida de novo cine-debate.

 A programação foi encerrada na sexta-feira, dia 1º de abril, com um momento de confraternização entre servidores e estudantes, além de um piquenique, atividade já conhecida como “PicnIFF”, seguido por jogos cooperativos e esportivos, como torneio de futebol, queimado, e jogos de tabuleiros. As atividades do dia, intitulado “De estudante para estudante” foram mediadas pelo Grêmio Estudantil, com apoio dos servidores. Os alunos também receberam informações sobre a participação discente nos espaços como CENPE, Representação de Turma e Grêmio Estudantil.

 Estudante do campus Avançado Maricá desde a sua implantação, em 2015, Davi afirmou que “a iniciativa foi bem legal, pois há uma confraternização entre as turmas para que todos possam se conhecer”. Já a estudante ingressante, Milena, disse que a primeira semana cumpriu com o seu objetivo.

 “Todos foram bem receptivos, comentando as suas experiências, nos ajudando a conhecer um pouco sobre o IFFluminense, que como disseram parece ser bem puxado, mas vale muito à pena. O que também achei bem interessante foram os projetos, pois não foram apresentados como estando prontos, mas que tratam o aluno como protagonista, possibilitando a nossa criatividade. Penso em estudar bastante e ver o fruto de tudo isso”, afirmou a estudante.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp