O crescimento econômico projetado para os próximos anos tem que ser acompanhado da geração de mais e melhores empregos. Foi o que afirmou o candidato a Prefeito de Maricá, Marcelo Delaroli (DEM). "- Vamos qualificar profissionalmente e colocar no mercado de trabalho jovens, adultos, beneficiários dos programas Bolsa Família e Mumbuca, para inserir social e economicamente essa população de alta vulnerabilidade", disse o candidato. De acordo com Marcelo, serão direcionados investimentos públicos e privados, conceder estímulos fiscais e financeiros a setores estratégicos. "- Iremos direcionar investimentos públicos e privados, conceder estímulos fiscais e financeiros a setores estratégicos. Assim teremos mais empregos, com prioridade no aproveitamento de profissionais que moram em Maricá na administração pública", contou. As propostas do Candidato Marcelo Delaroli
Realização de ampla auditoria na folha de pagamento para identificar e cortar “funcionários fantasmas”.
Criação de um Conselho Municipal de Investimentos, de forma a dar prioridade para as regiões que sempre foram esquecidas. Destinar um percentual de todos os recursos da Prefeitura para essas regiões, visando fomentar o desenvolvimento.
Implantação de fundos municipais que ainda não foram totalmente implementados, consolidar a legislação sobre esses fundos, bem como os mecanismos para a divulgação e transparência dos recursos aplicados através deles.
Elaboração de uma política fiscal e de desenvolvimento das potencialidades da cidade para torná-la um polo de investimentos.
Incentivos fiscais para empresas que aumentarem seus postos de trabalho em 50% empregando moradores de Maricá.
Incentivos fiscais para as regiões de Maricá com menores índices de desenvolvimento econômico, com objetivo de atrair investimentos e negócios.
Identificar e fortalecer os grupos que trabalham com o conceito de economia solidária em Maricá (Mumbuca e afins), buscando atrair investimentos e ampliar negócios.
Facilitar a abertura de novas empresas, comércios, através de um projeto de simplificação nos processos de regularização, buscando inclusive a regularização de atividades informais.
Com apoio do Sebrae, criar a Escola Maricaense de Empreendedores Comunitários, um espaço voltado para capacitação e organização de comércios e negócios comunitários.
Promover em Maricá, com apoio do Sebrae e do BNDES, arranjos produtivos locais, especialmente na área de turismo, gastronomia e lazer, beneficiando ainda artesãos, costureiras e atividades similares. Oobjetivoé promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios.
Estimular a formação de cooperativas de diversas categorias, como costureiras, artesãos, pescadores, agricultores, educadores e outras atividades comunitárias, visto que elas se mostram como alternativas viáveis para a geração de trabalho e renda à população que não encontra oportunidade no mercado de trabalho tradicional.
Em parceria com Sebrae, dar maior suporte para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios, além de incentivar ações de empreendedorismo.
Fortalecer a Associação Comercial para que protagonize o processo de identificação de oportunidades.
Em parcerias com instituições, apoiar a realização de cursos de capacitação para gerar oportunidades de emprego em diferentes setores.