11/09/2018 às 14h14min - Atualizada em 12/09/2018 às 19h23min

Problemas na frota dos “Vermelhinhos” prejudicam moradores de Maricá


Por Romário Barros- Moradores de Maricá que precisam utilizar os ônibus da Empresa Pública de Transportes (EPT), os famosos “Vermelhinhos”, estão relatando diversos problemas. Uma das principais queixas é o tempo de espera nas linhas que a empresa opera. Um passageiro, que preferiu não se identificar, esclareceu que em determinados horários os ônibus da linha Ponta Negra x Centro (Via Manoel Ribeiro) a espera demora cerca de uma hora.  "Esse problema já ocorre há algum tempo. Há cerca de cinco ou seis meses cheguei a relatar o caso à prefeitura e durante um mês a situação foi regularizada, no entanto, agora voltamos a enfrentar esse transtorno", afirmou. O LSM esteve na Rodoviária do Centro de Maricá e pode verificar que as filas para embarque estavam gigantescas e os ônibus estavam chegando lotados. Foi constatado ainda a empresa conta atualmente com 38 ônibus em sua frota, mas nesta terça-feira, 11, apenas 13 estavam circulando. Segundo levantamento feito pelo LSM, vários ônibus estão fora de circulação em razão de problemas na manutenção, como problemas em pneus e freios. CONTRAPONTO Em nota, a Prefeitura de Maricá diz que a escala de manutenção programada da frota da Empresa Pública de Transportes é montada de forma a minimizar ao máximo os impactos da retirada de veículos de serviço. A nota diz que o que não é previsto e acaba causando transtornos aos usuários é a retirada de circulação de parte da frota por conta de atos de vandalismo contra esses veículos, o que reduz mais ainda o tamanho da frota em operação. Infelizmente, segundo a nota, ocorre de forma constante quando vidros são quebrados, alavancas de saída de emergência são acionadas e bancos são rasgados, entre outros danos.  A título de exemplo, de acordo com a nota, em um dia normal de operação a linha Ponta Negra transporta cerca de 3.150 passageiros. Quando um coletivo da linha é retirado de forma imprevista, segundo a nota, aproximadamente 200 pessoas deixam ser atendidas em um período de 4h às 10h (corresponde a um turno da manhã). Em um dia inteiro, esse número chega a menos 600 passageiros. Os Vermelhinhos transportam em média 15 mil pessoas por dia e 500 mil por mês. [gallery columns="2" ids="170570,170572,170573,170574"]
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp