12/05/2011 às 04h09min - Atualizada em 12/05/2011 às 04h09min

Leitor do Lei Seca Maricá "DESABAFA" sobre a situação de Itaipuaçu

Gostaria de lhes relatar, ( mesmo sendo do conhecimento de alguns dos senhores endereçados ) o estado caótico e de abandono total que se encontra o distrito de Itaipuaçú no município de Maricá a grande maioria das ruas é de barro, que não recebem o menor cuidado de nivelamento mecanizado, o resultado disto é que a menor chuva já é o suficiente para transformar as ruas num enorme lamaçal, não permitindo a circulação das pessoas, bolsões de água formam-se de tal maneira que muita das vezes impede a passagem de veículos, e até deixando moradias ilhadas. As poucas ruas pavimentadas estão completamente esburacadas, não recebendo manutenção há muito tempo, tornando-as até perigosas ao tráfego pelo ziguezague necessário para transitá-las, não raro são os casos de acidentes e quebra de veículos na Estrada de Itaipuaçú e dos Cajueiros bem como na Rua 34 e Avenida 1 nestas se concentram o maior fluxo de veículos.

Não fosse apenas o precário estado das ruas, a sujeira em que a cidade se encontra também merece muita atenção, o sistema de coleta de lixo, praticamente inexistente, sem data, horário e local certo para passar, refletindo a imundice das ruas. É lixo espalhado para todo o lado, as esquinas são abarrotadas de sacos de supermercado, muitos arrebentados pela cachorrada existente no local, tornando pior ainda a situação. A cidade simplesmente não tem garis para fazer a limpeza urbana, resultado disto tudo, nas residências muito rato, barata e mosca e a cidade com um aspecto de imundice total, quer seja pelo lixo ou pela lama que acaba por sujar as fachadas das casas, tornado tudo com cara de muita sujeira.

Infelizmente não podemos eximir a orla desta situação caótica, que sofre por um lado pelo abandono e por outro, pela invasão, principalmente nos fins de semana ensolarados, de banhistas mal educados em sua maioria proveniente de cidades vizinhas, fato este que pode ser facilmente constatado pela infestação de veículos com placas de fora, que promovem uma verdadeira balburdia a beira mar  ( funks a todo volume, filas duplas, estacionamento em portas de garagem, latas de cerveja e refrigerante por todo lado etc. ) sem qualquer fiscalização de força policial. É lamentável o rastro de poluição, no seu mais largo espectro, sujeira e detritos deixados na orla como um todo, ao final de cada Domingo permanecendo lá até a maré se encarregar de levar tudo para o mar.

Outro fato importante percebe-se ao cair da noite, dos poucos pontos de luz que compõem a iluminação pública na cidade, vários estão a meses apagados. Muito embora a AMPLA que é a responsável pela manutenção deste serviço, cobre nas contas aos consumidores, entretanto não o mantém funcionando de forma satisfatória, cabe ressaltar que não adianta reclamar, pois as informações que os atendentes passam dizendo que o problema será sanado, nunca acontecem. Ainda no tocante aos serviços desta concessionária, pode-se relatar também as freqüentes faltas e oscilações na energia, que vem trazendo muitos prejuízos aos moradores e comerciantes locais.

No que se refere á segurança, a situação já tem causado bastante preocupação aos moradores, Itaipuaçú está longe de ser a tranqüila e pacata cidade de outrora, ultimamente tem sido palco de freqüentes invasões, arrombamentos de domicílios, roubos de motocicletas e até alguns casos de assassinatos. Cabe ressaltar que a cidade, conforme no passado, ainda conta apenas com um DPO ligado ao 12º BPM com uma guarnição de poucos homens, que obviamente já não dão mais conta. Policiamento municipal, é algo simplesmente inexistente lá.

A saúde e algo completamente desconhecido do morador de Itaipuaçú simplesmente, não existem postos, UPAS ou hospital 24 horas nem para uma emergência, o tempo de atendimento do SAMU é um verdadeiro ultraje, deixando a população abandonada a própria sorte.

Pelo exposto anteriormente neste acredito ter passado uma noção do quadro geral, de descaso para com a cidade e a população de Itaipuaçú. Saliento que não obstante as condições lastimáveis relatadas neste, o IPTU em Itaipuaçú é cobrado regularmente e não é barato, para se ter noção uma residência com 60m² paga aproximadamente R$200,00 de Imposto, o que é um verdadeiro absurdo face as condições do local, mas como o próprio nome diz é “imposto” e não prevê contra-prestação, e ao que parece, está aí talvez, a única coisa que o prefeito leve rigidamente ao pé da letra.

Para quem desconhece, a cidade de Itaipuaçu encontra-se na condição de distrito do município de Maricá, assim sendo administrada pela Prefeitura deste, que atualmente está a cargo de Washington Luiz Cardoso Siqueira – ou Quaquá (PT-RJ). Desde o início de sua gestão (2009-2012) Itaipuaçú já não gozava de uma situação administrativa das melhores, porém ao longo destes anos o declínio, proveniente do abandono, que a cidade tem experimentado é de proporções alarmantes e que dia após dia vem se intensificando. Gostaria de saber quando a cidade de Itaipuaçú receberá o respeito da prefeitura, e serão providenciados os reparos, pavimentações, limpezas, infra-estrutura, segurança, saúde e demais serviços pelos quais a população padece. Entretanto, há muito, não existe o menor sinal de que este quadro de abandono total irá se reverter.

Sr. Peres, Morador de Itaipuaçu
Enviado pelo email [email protected]

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp