23/03/2019 às 20h50min - Atualizada em 23/03/2019 às 21h10min

Cerco inteligente de Segurança da Prefeitura de Maricá prende homem com moto roubada em Inoã

Por Mauro Luís- O sistema de Cerco Inteligente interligado da Central de Videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança auxiliou neste sábado, 23, na recuperação de uma moto roubada. Um homem foi preso pelos PMs e levado para a delegacia.

O caso aconteceu no km 14,5 da RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), no bairro de Inoã. Segundo levantamento feito pelo site LSM, Policiais Militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) - Cabo Diego Lima e Soldado Fabiano - estavam baseados na Serra do Calaboca quando foram informados pela Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Maricá sobre uma moto semelhante uma Honda Biz branca suspeita, a qual a placa constava como sendo roubada.

Os militares fizeram um bloqueio na Rodovia, porém, o condutor furou e empreendeu fuga. Os Policiais Militares perseguiram e conseguiram alcançar a moto – próximo ao Centro de Inoã – onde deram a ordem de parada. Ao consultar a placa no sistema, foi confirmado que a moto havia sido roubada na área da 71ª DP, em Itaboraí.

Ao ser questionado pelos PMs, o condutor da moto contou que pegou a moto emprestada com um homem e pagou o valor de R$ 30,00 (Trinta Reais). A moto foi apreendida e o homem foi preso.

Marlon Rufina Rodrigues, 26 anos, foi levado para a Delegacia de Maricá (82ª DP). Na Unidade Policial, foi constatado que Marlon tinha passagem por tráfico de drogas e estava em liberdade condicional.

O homem foi encaminhado para a Central de Flagrante da Polícia Civil (76ª DP), em Niterói, onde foi atuado pelo crime de receptação. O acusado será conduzido novamente para o sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Em depoimento, Marlon revelou a identificação do homem que emprestou a moto. Os Policiais fizeram buscas para a localização do outro criminoso, mas ele não foi localizado.

Já a moto “Cinquentinha” da marca Shineray 50Q, de cor branca, placa KZO-6141 (São Gonçalo), será levada para o Depósito Legal.

CERCO INTELIGENTE
O cerco eletrônico inteligente conta com 72 câmeras com reconhecimento ótico capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira estrategicamente colocados em todas as entradas e saídas do município.

De acordo com o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Celso Netto, o sistema registra fotos de todos os veículos que passam pelas barreiras e as placas são lidas pelo equipamento, que armazena a informação na base de dados. Caso haja uma restrição de furto, roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança,é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito.

O cerco eletrônico permite ainda uma integração com outros municípios, que utilizem o mesmo sistema, além da Policia Militar.

“O sistema inteligente aprende com experiências, dados e experiências geográficas cadastradas. Isso permite contextualizar o comportamento e a dinâmica criminal, possibilitando traçar estratégias de defesa como num tabuleiro de xadrez sempre pronto para atacar e defender”, falou o secretário.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp