27/03/2019 às 20h19min - Atualizada em 29/03/2019 às 10h54min

Prefeitura de Maricá entrega 1241 bolsas de estudos do projeto 'Passaporte Universitário

Aconteceu na noite desta quarta-feira (27/03) a entrega das bolsas de estudos para cursos de graduação aos estudantes do programa Passaporte Universitário, oferecidas pela Prefeitura de Maricá. Um total de 1.241 alunos foram contemplados com o benefício, que tem o apoio de cinco instituições privadas de ensino. A cerimônia, com a presença do prefeito Fabiano Horta, foi realizada na quadra do Colégio Cenecista Maricá, no Centro, que estava lotada.

Emocionado, o prefeito Fabiano Horta falou sobre o programa. “O significado é concreto, gente que não faria universidade, fará em 2019. Universidade é um espaço para todos”, declarou o prefeito.

De acordo com prefeito Fabiano Horta, o projeto é um sonho realizado na cidade que agora possibilitará milhares de jovens que não tinham oportunidade e poderão ingressar na universidade. “Acho que é um sonho da cidade realizar esse conjunto de transformação do saber. A gente precisa apostar nisso, a cidade vai atrás do jovem para ele se formar na universidade, para ele ter consciência crítica, para ele fomentar na cidade o seu trabalho, o seu saber. A gente fica feliz, porque vê no olhar de cada mãe, de cada pai, de cada aluno que conseguiu essa chance. O nosso corte, a maior parte dele, teve gente que não poderia fazer a universidade, o corte social foi estabelecido e a gente fica feliz porque são mais de mil jovens de Maricá, gente que vai agora aprender a saber, vai construir o mundo pro futuro, vai estar estudando na universidade.”

Segundo o Prefeito, outras milhares de vagas serão ofertadas até o final do ano. “O programa contempla 5000 vagas até o final de 2019, então nós vamos colocar perto de 4 mil pessoas ainda na universidade, transformando a vida da família, de pessoas e acima de tudo, da cidade.

Ainda de acordo com o Prefeito, os alunos que irão estudar em outras cidades serão beneficiados com o Bilhete Único Universitário. No entanto, o objetivo da Prefeitura é trazer as instituições de ensino para a cidade de Maricá, facilitando ainda mais os alunos. “Eles vão ser agregados e vão poder estar dentro do Programa do Bilhete Único Universitário. Um dos objetivos já está se estabelecendo, que é a criação de polo universitário em Maricá, já tem faculdade se instalando em Maricá, os alunos vão estudar em Maricá e isso vai ser um ganho muito grande. Eu não tenho dúvida, no meio do ano, nós vamos ter aqui, algumas universidades fixando milhares de alunos em Maricá.”

A Secretária de Educação, Adriana Costa, disse que o Programa é um sonho que nunca imaginou realizar e já sonha com a formatura dos alunos. “Poder realizar, junto com o Prefeito Fabiano Horta, esse sonho de colocar 1241 estudantes na universidade é um sonho que eu jamais tinha sonhado. Um sonho que eu não pensava que iria realizar. É muita emoção, a gente pode propiciar a esse pessoal, que a maioria é de classe popular, a gente tem a maioria de escola pública e é uma emoção muito grande saber que é a certeza que com isso a nossa cidade, a nossa população só tem a ganhar. Faremos a formatura do nossos novos enfermeiros, médicos, engenheiros, médico veterinários, administradores... é uma coisa emocionante.”

O Secretário Leonardo Alves contou os detalhes do Programa e disse estar feliz com o resultado. “Há 8 meses atrás, o Fabiano nos chamou para tentar implantar um projeto de política educacional, que ele achava que a cidade merecia, me perguntou sobre a parte orçamentária, eu falei que nós tínhamos a possibilidade de implantar isso no município. Procuramos todos os exemplos de outros Estados e municípios do país, tentamos trazer todas as possibilidades de melhorias nesse projeto. Quando eu chamei a Professora Adriana, em novembro para dezembro do ano passado, ela ficou surpresa, a gente já tinha instruído, Fabiano já tinha dado o nome “Passaporte Universitário”, nós achamos espetacular e não podia ser melhor. Estou muito feliz, não esperava que o passaporte teria essa dimensão. Eu acho que a educação no município merece, os alunos merecem e o governo de Fabiano está de parabéns.”   

O vereador Dr. Richard esteve presente no evento representando a Câmara Municipal e parabenizou o prefeito e afirmou que o programo é a construção do futuro para Maricá. “Esse passaporte não é só a entrada na universidade não, isso aí é a realização de um sonho, é a construção do futuro para os nossos maricaenses. O Prefeito Fabiano Horta mais uma vez acerta e está de parabéns, e é isso que a gente tem na mentalidade, essa essência, distribuir saber e aproveitar o máximo possível do nossos jovens, colocando eles na universidade.”

De acordo com Artur Motta, candidato com a idade mais avançada que ganhou a bolsa de estudo para a Uni La Salle e vai cursar Tecnologia da informação, disse que a Educação é a formação de uma país melhor. “Estudar, aprender nunca é tarde. A gente está indo ai para colocar esse país no lugar, então não existe um país que não tenha educação, se não tivermos educação no país não é um país.”

Para Raquel Sepuvelda, outra aluno beneficiada pelo programa, o programa irá abrir novas possibilidade para pessoas que não tinha a oportunidade de ingressar numa faculdade. “O passaporte vai me ajudar de um ter novas oportunidades, novos conhecimentos. Eu fico muito feliz porque o Fabiano não deu oportunidade só para a mim, deu para milhares de jovens que não podiam pagar a faculdade. Então eu fico muito feliz, agradeço muito a Fabiano, pela Adriana, a secretária. Eu gostei muito do projeto, e vamos à luta.”

Futura aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Amanda Barcellos, aproveitou a oportunidade para agradecer o Prefeito pela criação do programa “Eu quero agradecer muito ao prefeito pela oportunidade que está dando a todos os jovens, que batalharam muito para isso.”

Passaporte Universitário

O Programa Passaporte Universitário foi lançado no dia 11 de fevereiro, com dois tipos de bolsas. A bolsa social é destinada aos candidatos que possuem renda comprovada de até seis salários mínimos e as bolsas de excelência aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

As instituições credenciadas são: Fundação Educacional Severino Sombra (Faculdade de Maricá); a Universidade Estácio de Sá; a Unilasalle (Faculdade La Salle); a Companhia Nacional de Escolas de Comunidade (CNEC); e a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Unifeso).

Entre os cursos oferecidos, estão os de Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura e Urbanismo; Biologia; Biomedicina; Ciência da Computação; Ciências Contábeis; Controle de Obras; Design de Interiores; Direito; Enfermagem; Engenharias Ambiental e Sanitária, Civil, Petróleo, Produção, Elétricas, Mecânica e Química; Farmácia; Fisioterapia; Fotografia; Gestão de Recursos Humanos; História; Jornalismo; Letras; Logística; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Pedagogia; Processos Gerais; Psicologia; Publicidade de Propaganda; Relações Internacionais; e Sistemas de Informação.

Confira o vídeo da cobertura do evento.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp